Brusque/SC: uma cidade que respira moda e muita arte
- Leci Rech
- 22 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Quando se fala em Brusque, município de Santa Catarina logo vem a mente as compras em shoppings da moda, grande variedade, bons preços e qualidade. Entretanto a cidade tem muito mais para oferecer.

Parque das Esculturas Ilse Teske
Aproveite para comprar, mas não deixe de conhecer o Parque das Esculturas Ilse Teske, considerado o maior da América do Sul a céu aberto.

É uma área de 23 mil metros quadrados com obras de artistas do mundo inteiro, espalhados num espaço todo gramado. São esculturas em mármore com temas diversos como guerras e ditaduras.

A história da criação do parque teve início em 2001, quando foi realizado na cidade o Primeiro Simpósio Internacional de Esculturas. Até 2007, Brusque sediou o evento, quando recebeu artistas plásticos de várias partes do mundo. Eles deixaram cerca de 100 obras, um legado único que a cidade mantém, em parte, no Parque das Esculturas.
O Parque Ilse Teske foi aberto ao público, em abril de 2014, com 40 esculturas. As demais obras estão espalhadas em Brusque.

Neste ano – abril 2024 – a cidade comemorou 10 anos do Parque das Esculturas. Dados retirados do site da Fundação Cultural: www.fcbrusque.sc.gov.br>Museus

Entre as obras está “Reflexão” de 2006 do 6º Simpósio Internacional de Esculturas do Brasil. O autor David De Rodriguez usou como referência a obra "O Pensador" do escultor francês Auguste Rodin. Para o artista plástico paranaense De Rodriguez, a reflexão é uma necessidade humana. Ele se dedica há décadas, produzindo esculturas em resina, bronze e mármore.

Memória pelos Desaparecidos é uma obra de arte da escultora argentina Laura Marcos. O trabalho foi feito no II Simpósio Internacional de Esculturas do Brasil em 2002. A ausência de blocos de mármore dá forma às figuras humanas. O monumento em mármore de 6m x 1m80 é uma referência aos assassinados e desaparecidos, durante sete anos, do governo militar argentino.
A escultura “Tortura Nunca Mais” desenho de Oscar Niemeyer, se destaca no parque.

A obra de 2005, do 5º Simpósio Internacional de Esculturas do Brasil é do artista plástico mineiro Amilcar de Castro. Segundo Niemeyer, ele imaginou a figura humana transpassada pelas forças do mal. A escultura tem uma lança com 25m de extensão.
O Parque das Esculturas Ilse Teske fica na Rua Valentim Maurici, 2 Bairro Mont Serrat as margens da rodovia Antonio Heil – SC 486. Aberto ao público diariamente das 9 às 21 horas. Ingresso gratuito.
Paróquia Santa Teresinha

A história da igreja de Santa Teresinha em Brusque começou, em 1940, com o lançamento da pedra fundamental para a construção de uma capela, que foi inaugurada em 1941.
Dez anos depois, foi ampliada e por fim demolida em 2002. Restou apenas a imagem da padroeira Santa Teresinha.
Para atender ao crescimento populacional da região uma nova igreja foi construída.

A inauguração da Paróquia de Santa Teresinha, a Matriz foi em primeiro de outubro de 2008, conforme dados disponíveis em: www.enciclopedia.brusque.sc.gov.br

A nova igreja tem quatro frentes que representam acolhida a todos os fieis. O engenheiro Luiz Carlos Maçaneiro fez o projeto da paróquia com oito lados iguais e adotou arcos góticos. O átrio principal é o mais amplo. Neste ano de 2024, a igreja está comemorando os seus 50 anos de fundação. A capela foi elevada a condição de sede paroquial em 13 de janeiro de 1974.
A paróquia que congrega, hoje, 12 comunidades, fica na Rua Santos Dumont, 1488 Bairro Santa Terezinha.
O Mundo da Moda

O paraíso das compras em Brusque está em grandes centros comerciais. Entre os principais está a FIP – Feira da Moda com cerca de 200 lojas que oferecem confecções de todos os tipos.
O Stop Shop, também chamado de Ninho da Moda, é outro grande polo têxtil com grande variedade de confecções em mais de 160 lojas. É um dos pioneiros em Santa Catarina com vendas no atacado e varejo.
Veja também:
Museu Casa de Brusque
Santuário Nossa Senhora de Azambuja
Fundação Parque Ecológico Zoo Botânico - teleférico
Próximo Post:
Ilha de Ibiza - Espanha
Comments