top of page

Descobrindo o Ceará: Fortaleza

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 8 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Praia do Meireles

A natureza foi generosa com o Ceará e Fortaleza é aquele local abençoado onde se curte sol e mar, onde se dá boas risadas nos teatros de humor e onde se come camarão daquele tamanho ... lula, lagosta, polvo, e peixes de todo tipo.


Dragão do Mar

Na cidade de Fortaleza pode-se fazer muitas coisas interessantes, entre elas o passeio ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Vale a pena apesar de estar em local de difícil acesso, principalmente para estacionar. O endereço é Rua Dragão do Mar, 81 Praia de Iracema.


O Dragão do Mar ou Chico da Matilde foi um líder jangadeiro com participação ativa no Movimento Abolicionista do Ceará.


O espaço cultural, inaugurado em 1999, tem uma arquitetura moderna, vários espaços e um planetário. Construído com tecnologia alemã é uma estrutura de metal de encher os olhos e que permitem lindas fotos. 


Para homenagear Iracema, dois momentos diferentes se encontraram em Fortaleza. Símbolo da cidade, as duas Iracemas na Beira Mar estão separadas por três quilômetros. Um vídeo postado por Leila Nobre, pesquisadora memorialista em www.forlalezanobre.com.br mostra a inauguração da estátua de Iracema na Praia do Mucuripe em 1965 pelo Presidente Castelo Branco. Foi esculpida em concreto e revestida de gesso pelo artista pernambucano Corbiniano Lins. Já a Iracema Guardiã em posição de uma guerreira estilizada está na Praia de Iracema. 



A noite uma boa pedida é o Bar do Pirata na Rua dos Tabajaras, 325 - Praia de Iracema. Casas coloridas, pista de dança, música e muita animação. Tem forró pé de serra e até quadrilha. 






Imperdível é o Mercado do Peixe, na Av. Beira Mar, 3479, na Praia do Meireles. O mercado movimenta o local com vários boxes, onde se escolhe o que comer. Em uma das bancas compra-se ainda cru e ali mesmo são preparados os peixes, camarões e lagostas a seu gosto. Paga-se a parte, mas não é caro.  



E para quem curte artesanato o Centro de Artesanato do Ceará (CEART) na Av. Santos Dumont, 1589 é uma boa pedida.


O Mercado Central é da prefeitura e está localizado na Av. Alberto Nepomuceno, 199, ao lado da Catedral. Inaugurado em 1809, o espaço impressiona por sua arquitetura interna. São cinco pavimentos para andar e decidir o que comprar. Está aberto de 2ª a 6ª das 8h às 18 horas. Aos sábados e domingos fecha mais cedo.


Não deixe de ir à feirinha do Meireles, tem preços acessíveis que ficam melhores depois das 21 horas. A feirinha tem mais de 600 boxes onde se compra de tudo desde artesanato, roupas e souvenirs até doces e castanhas de caju com bons preços.


A poucos passos da feirinha dá pra assistir um show no Teatro de Humor - Rua Osvaldo Cruz, 01 loja 09 dentro do shopping Beira Mar Trade Center, Meireles.


Muito perto de Fortaleza, está o complexo turístico Beach Park na Praia de Porto das Dunas, no município de Aquiraz há 25 km. 

Correnteza Encantada - Beach Park

O ingresso é meio salgado (hoje, R$225,00 por um dia), mas no cartão de crédito é possível dividir. Na entrada é preciso alugar um armário para guardar os pertences.


O Beach Park tem um serviço de ônibus que passa pela manhã por cinco hotéis em Fortaleza e está incluso no valor do ingresso. Para isso é necessário reservar em um dos pontos de venda ou através do contato: transfer@beachpark.com.br.

Próximo post: Cumbuco, Morro Branco, Canoa Quebrada.

Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page