Floripa/SC: a magia e a natureza se confundem em Itaguaçu
- Leci Rech
- 31 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Hoje é Dia das Bruxas ou Halloween como também é conhecida a data de 31 de outubro. Por esse motivo este post vai abordar o tema, mostrando um local lindo e cheio de lendas: a Praia de Itaguaçu em Florianópolis.

É um passeio imperdível para quem está na Ilha da Magia, capital de Santa Cataria. Atravessando a ponte em direção ao continente e tomando a direção de Coqueiros, são apenas cinco quilômetros.

Itaguaçu é um paraíso, um bairro nobre com uma orla de tirar o fôlego. Mas cuidado há restrições para o banho. No calçadão você vai encontrar restaurantes que servem frutos do mar, bares e sorveterias, recomendo uma Gelateria Italiana.

O nome do bairro é de origem tupi e remete às formações de granito na beira mar. Ita = pedra e guaçu = grande. As pedras de Itaguaçu são rodeadas de crenças. Franklin Cascaes conta a lenda de Itaguaçu no seu livro “O Fantástico na Ilha de Santa Catarina”. O historiador reuniu 32 lendas trazidas pelos açorianos para Florianópolis.
Uma lenda bem conhecida é sobre o Salão de Festas das Bruxas de Itaguaçu.

As bruxas decidiram fazer uma festa e convidaram os lobisomens, vampiros, currupiras, boitatás, mulas-sem-cabeça, caiporas. Somente o diabo não foi convidado, porque ninguém gostava do fedor de enxofre, entre outras coisas.
A festa já estava acontecendo quando o diabo surge e muito irritado castiga a todos, transformando os presentes em pedras enormes que flutuam ainda hoje nas águas do mar de Itaguaçu.

As pedras por ali desafiam a Lei da Gravidade.
Seguindo pela orla da Praia de Itaguaçu até o final você vai encontrar cantinhos lindos.
Siga pelo deck de madeira até a escadaria. A natureza transformou o local em paisagens singulares. Vale a pena.

Maravilhosas pedras😉