top of page

Petrópolis - a Cidade Imperial do Rio de Janeiro

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 15 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura


Já faz algum tempo que visitei Petrópolis e gostaria de voltar. Tem muito para ver nessa região serrana do Rio de Janeiro que está a 838 metros de altitude. É chamada de Cidade Imperial, porque durante muito tempo foi um dos locais onde viveu Dom Pedro II e sua família.


Curiosamente foi o Presidente João Figueiredo que através do decreto 85.849 de 1981 oficializou o título de Cidade Imperial a Petrópolis. A colonização foi europeia, especialmente pelos alemães.



São muitos os pontos turísticos em Petrópolis, porém a grande estrela da cidade é o Palácio Imperial, hoje museu.

O Museu Imperial foi o antigo palácio de verão de Dom Pedro II. Petrópolis foi se formando no entorno. A construção do Palácio Imperial iniciou em 1845 e levou 17 anos.


O projeto original é de Julius Friedrich Koeler, modificado por Cristóforo Bonini. Entretanto outros arquitetos participaram da construção do palácio em estilo neoclássico. O prédio tem mármores de Carrara e da Bélgica.


Proclamada a República o prédio passou para outras mãos como do Educandário Notre Dame de Sion e mais tarde entre 1909 e 1939 sediou o Colégio São Vicente de Paulo. O museu foi criado pelo Presidente Getúlio Vargas em 1940 e três anos depois foi inaugurado com acervo da família imperial entre mobiliário, documentos e objetos pessoais. O museu tem cerca de 300 mil peças.



Catedral São Pedro de Alcântara


Não deixe de conhecer, fica no centro histórico. Em estilo neogótico francês, a Catedral foi dedicada ao padroeiro da cidade – São Pedro de Alcântara.


Sua construção teve início em 1884 e levou quatro décadas para ser inaugurada. O projeto é do engenheiro e arquiteto baiano Francisco Caminhoá.


Entre os restos mortais guardados pela igreja estão Dom Pedro II e da Princesa Isabel. O mausoléu é aberto a visitação.



No interior estão vitrais com imagens de Cristo. Também chama atenção o vitral com a imagem de São Pedro de Alcântara. O frade espanhol pertencia a Ordem dos Capuchinhos e era o santo de devoção da família real. Foi nomeado padroeiro de Petrópolis e é co-padroeiro do Brasil.


Palácio de Cristal

Valeu a pena conhecer esse palácio, inspirado no Crystal Palace de Londres e também do Porto em Portugal. É uma estrutura pré-moldada em ferro fundido que veio da França para ser montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Foi uma encomenda do Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel.

Na época, em 1884, foi inaugurado com muita pomba, quando a corte imperial veio para um grande baile. A história fala de 1.000 pessoas vindas para Petrópolis e lotando os hotéis que existiam.


O palácio em arquitetura eclética não tem mais os vidros originais da Bélgica. Já foi espaço para exposições agrícolas, de flores e pássaros. Em 1938 foi sede do Museu Histórico e foi tombado em 1967 pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Mais recentemente, em 2018 recebeu o registro de museu. Entrou em reforma em outubro de 2020. Fica na Praça da Confluência ou Koblenz.


Parte das informações foi obtida do site: www.brasilianafotografica.bn.gov.br




Museu Casa de Santos Dumont

Esse museu é muito procurado pelo turista. A casa é muito parecida com seu proprietário. É incrível. Está no alto, no antigo morro do Encanto, no centro histórico de Petrópolis. Foi construída em 1918, tendo como responsável o Engenheiro Eduardo Pederneiras. Era a residência de verão do Pai da Aviação.




Alberto Santos Dumont não foi somente um dos primeiros homens a construir um avião ou um aeronauta que desenvolveu um dirigível, ele era um inventor.


Sua casa de três andares e sem divisórias mostram um pouco do seu gênio criativo.


Além dos degraus da escada, chama atenção o chuveiro com água quente, aquecida a álcool – único no Brasil nessa época.



Compras

O paraíso das compras é na rua Teresa ou na rua 16 de março. Outra opção é a Feirinha de Itaipava, aberta apenas sexta-feira, sábado e domingo – na rodovia BR 040 - Rio da Cidade, 63, Araras. É um distrito de Petrópolis que fica a 20 quilômetros do centro da Cidade Imperial.



Veja também:

Palácio Quitandinha – de 1941

Avenida Koeler – rua mais famosa de Petrópolis

Cervejaria Bohemia – de 1853

Museu Palácio Rio Negro – Av. Koeler, 255

Casa do Colono – museu da imigração alemã.


Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page