top of page

Brasília: a nova capital no coração do Brasil

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 21 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de mar. de 2023

Hoje, 21 de abril, Brasília comemora 61 anos. Apesar de ter sido viabilizada pelo presidente Juscelino Kubitschek, já se falava em 1823 da necessidade de mudar a administração federal para o interior do Brasil.

ree
Jornal Folha da Tarde - Porto Alegre - Caderno Brasília de 20 de abril de 1960

José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, chegou a sugerir que se chamasse Brasília. Entre os objetivos estavam a descentralização da região sudeste e a distribuição da população. A Constituição de 1891 já previa a mudança da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central.

ree

O arquiteto e urbanista Lúcio Costa foi responsável pelo projeto do Plano Piloto da nova capital. Inspirado no sinal da cruz, Brasília foi projetada em forma de avião com ruas, avenidas, quadras e superquadras.

ree

Foram três anos de trabalho para mostrar ao mundo a modernidade, criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Dono de um estilo próprio, ele buscava nas curvas todas as possibilidades que o concreto armado lhe permitia. Tudo é monumental na cidade, planejada para ser a nova capital do país.


ree

Para sua construção, mais de 250 operários migraram para Brasília. Eram chamados de candangos. Começaram a chegar em 1956 e passaram a viver em tendas e barracas. Com a inauguração esses trabalhadores acabaram ficando, tornando-se assim os primeiros habitantes da nova capital.


ree

O monumento aos candangos está na Praça dos Três Poderes.


A escultura em bronze com oito metros de altura é do artista plástico paulista Bruno Giorgi.


A obra, também conhecida como ‘Os Guerreiros”, é Patrimônio da Humanidade, reconhecida pela Unesco.



Ponte JK

A ponte JK é cartão postal de Brasília e um dos pontos mais visitados pelo turista. Inaugurada em 2002, a ponte une o lago sul com o Plano Piloto. Sobre o Lago Paranoá, o monumento foi projetado pelo arquiteto brasileiro Alexandre Chan que se inspirou em uma pedra quicando sobre o espelho d’água.

ree

Três arcos sustentam a ponte estaiada por meio de cabos de aço. Recebeu o nome do presidente Juscelino Kubitschek como uma homenagem ao responsável pela construção de Brasília.


Catedral Metropolitana

ree

No Eixo Monumental na região da Esplanada dos Ministérios outra obra prima de Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em 1970. Em estilo moderno e futurista, a catedral tem dezesseis colunas curvas de concreto que remetem à coroa de espinhos de Jesus.


ree

No interior, três anjos flutuam sustentados por cabos de aço, esculpidos por Alfredo Ceschiatti. Ao redor da igreja, os vitrais coloridos são o resultado de um trabalho da artista plástica franco-brasileira Marianne Perretti.


A catedral passou por reformas em 2012.



Próximos posts: Congresso Nacional, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Teatro Azteca, Santuário Dom Bosco e Palácios do Governo.

Comentários


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page