Canadá: Toronto - Parte I
- Leci Rech
- 2 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2023

Toronto é a capital da província de Ontário. Uma cidade moderna com arranha-céus, grande centro financeiro e referência mundial em arquitetura.

Entretanto a beleza arquitetônica não impede de conviver com casinhas que testemunham o tempo em que Toronto era uma capital. De 1849 a 1852 e novamente de 1856 a 1858 a cidade foi capital do Canadá. Hoje pelo grande número de museus é chamada de capital cultural. Existe mais de uma definição para a palavra Toronto, uma delas define como “lugar de encontro”.

A Yonge Street corta a cidade de norte a sul. Caminhando você vai passar por muitas áreas verdes e não se surpreenda se a qualquer momento encontrar um esquilo. Eles estão nas árvores, no chão e é impossível não registrar, são encantadores.

A Dundas Square é uma das atrações da cidade e passagem obrigatória de todo turista que chega por estes lados. É a Times Square nova-iorquina de Toronto. A praça, inaugurada em 1998, é o encontro da Yonge Street e Dundas Street. Totalmente revitalizada, hoje é o paraíso das compras, grifes, shopping, dos luminosos e é local de eventos.
Na Dundas Square você tem acesso para a cidade subterrânea chamada de “ The Path” onde estão muitas lojas e praça de alimentação.
CN Tower

A CN Tower é uma torre de comunicações e é símbolo da cidade. Foi inaugurada em 1976. Andando pela cidade pode-se ver a torre em diversos ângulos. Com uma altura de 553m tem um observatório no topo que permite uma bela visão da cidade. Para subir existem elevadores de alta velocidade. Há diferentes preços e tipos de ingresso para subir nos mirantes.

São vários níveis de observação: a 342m está o Chão de Vidro e Observatório. É preciso subir até 346 metros e descer as escadas para ver o chão envidraçado. Vale uma foto da cidade através do vidro, é divertido. A 346 metros está o Look Out Lever – andar com janelas de vidro. A 351m fica o restaurante giratório e a 447 metros está a plataforma – Sky Pod.
Railway Museum

Aproveite a ida a CN Tower para ver o Railway Museum em frente, no Bremner Blvd, 255. É um museu a céu aberto, onde estão expostos trens, vagões e locomotivas que contam a história das ferrovias canadenses e o transporte em trilhos de Toronto.
Cervejaria Steam Whistle Brewing

Ainda próximo da CN Tower, no The Roundhouse Park está uma das famosas cervejarias de Toronto. Junto ao Railway Museum, em um prédio histórico de 1929, foi instalada a Cervejaria Steam Whistle. No galpão funcionava a estação de manutenção da Canadian Pacific Rail – companhia de trens do Canadá. A fachada foi mantida para a preservação da sua história.

A fábrica de cerveja foi uma iniciativa de três amigos com know how do antigo emprego. Em 1998, ele iniciaram a produção com a ideia de fazer uma das melhores cervejas do Canadá. Para saber sobre a história em detalhes, eles oferecem um tour pela fábrica a cada 30 minutos. Optamos em não fazer, mas experimentamos a cerveja que é leve e saborosa. É do tipo Pilsner.
Se você é um apaixonado por cervejas, existem muitas outras cervejarias em Toronto entre elas: Amsterdam Brewery, Bellwoods Brewery, Mill Street Brewery – esta última localizada em Distillery District, um dos pontos de parada do ônibus turístico City Sight Seeing.
Old City Hall

Cercado de modernos edifícios The Old City Hall é o antigo prédio da prefeitura de Toronto. Está na esquina da Bay Street e Queen Street, próximo da prefeitura nova e do espelho d’água. Começou a ser construída em 1889 em estilo neorromanesco, um projeto do arquiteto Edward James Lennox. A construção envolveu dez anos de trabalho, quando então foi inaugurada. Foram utilizados arenito, pedras cinzenta e marrom. O prédio possui uma grande torre com mais de 100m onde estão relógios e três sinos. A prefeitura mudou de prédio em 1965.
Toronto City Hall

A prefeitura atual da cidade é um arranha-céu, localizada no centro financeiro. É uma arquitetura futurista projetada pelo finlandês Viljo Revell que partiu de uma base retangular de onde sobem duas torres curvas com diferentes alturas. Uma delas com 27 andares tem no topo um observatório e a outra com 20 andares. Entre as torres está a Câmara Municipal (Câmara dos Conselheiros). A construção é de 1965 em estilo modernista. Recebeu o apelido de “olho do governo” (The Eye of Government) por ser esta a visão que se tem do alto: um olho gigante aberto. Visitas: de 2ª a 6ª das 8h30 às 16h30. Em frente da prefeitura está a praça cívica Nathan Phillips Square e o espelho d’água bastante fotografado pelo turista e que se transforma em pista de patinação no inverno. Debaixo da praça existe um grande estacionamento de carros.
Museum Station

A Estação Museum merece uma visita mais detalhada do que a simples passagem para subir ou descer do metrô. Arquitetos contratados deram uma nova cara a estação, incluindo nas colunas figuras que fazem referência a antigas civilizações. São esculturas da cultura egípcia, tolteca do México, entre outras. Aproveite a visita e use esta estação para chegar ao ROM – Royal Ontário Museum.
ROM – Royal Ontário Museum

Esta é uma visita imperdível. Símbolo de Toronto, o ROM recebe mais de um milhão de pessoas por ano. É considerado um dos museus mais importantes do país. Fica na Queen’s Park, 100. Sua arquitetura moderna impressiona já na chegada, impossível deixar de fotografar e de buscar seus vários ângulos. A estrutura tem 25% de vidro e 75% de alumínio. Suas várias formas em vidro e coloração cinza lembram cristais.

Para sua construção Michael Lee-Chin Crystal fez uma doação de milhões de dólares. Em dois anos, o ROM foi construído e fundado em 1914, um prédio em estilos arquitetônicos neo-bizantino e neorromânico. O aumento do do acervo levou a obras de expansão por três vezes (1933, 1978 e 2005). São mais de seis milhões de peças que contam a história e mostram a cultura de várias partes do mundo, divididas em setores.
Próximo Post: Casa Loma, Queen's Parliament, Distillery District.
Comments