Dubai: o luxo no deserto - Parte 2
- Leci Rech
- 17 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2023
Deira
O nosso dia prometia quando decidimos conhecer um outro lado de Dubai, menos sofisticado e menos grandioso. O destino era Deira, onde estão os grandes mercados de especiarias e de ouro. Para chegar é preciso atravessar o canal Dubai Creek, um braço de mar que divide o centro Bur Dubai e o distrito de Deira. É sem dúvida um passeio imperdível.


No terminal de Bur Dubai tomamos um ABRA – barco táxi de madeira que leva doze pessoas. Você entra, senta em qualquer lugar e depois paga. Quando fomos era 1 dirham. É aventura, é na cara e na coragem, porque ninguém usou colete de salva vida.
Em dez minutos o "abra" chega a outra margem e desembarca muito próximo dos famosos souks (mercados árabes).

Nas margens do Creek (canal) começou a história de Dubai. Nos primeiros anos, início do século XX, a população se concentrou em Bur Dubai, mas em 1841 uma epidemia de varíola deslocou a população para o outro lado do canal, em Deira. E mesmo sofrendo com um incêndio em 1894, que destruiu parte desse distrito, 13 anos após já existiam mais de 350 lojas especializadas por lá.

Os souks tem lojinhas com tudo o que se imagina. No Spice Souk – mercado de especiarias, destaque para as tâmaras e o açafrão verdadeiro. Conferir horários.
São mercados populares e os produtos ficam armazenados em enormes sacos. Nem pensar em embalagens sofisticadas e está valendo barganhar.

Outro mercado interessante, mas bastante salgado é o Gold Souk. Não tive coragem, mas tem peças de ouro deslumbrantes.

No Mercado do Ouro estão mais de 300 lojas que mantém em suas vitrines de 10 a 30 toneladas do metal precioso. As peças são vendidas por peso.
Aqui encontramos o maior anel do mundo, segundo o Guinness. A joia pesa 64 quilos em ouro e cinco quilos de pedras preciosas.
Dubai Mall

The Dubai Mall é considerado o maior shopping do mundo. É também dito como um centro comercial, parte do complexo Burj Khalifa. Lojas de grifes, fast foods, restaurantes, salas de cinema, estão distribuídos em quatro andares. O Dubai Mall é de 2008 e tem arquitetura contemporânea.

Entre as atrações está o aquário com 33 mil espécies que desfilam em um tanque com 10 milhões de litros de água salgada. Com 11m de altura o aquário é considerado o maior do mundo. Também chama atenção uma cascata artificial com 24m de altura com esculturas feitas em fibra de vidro de mergulhadores que dão saltos ornamentais.

A noite dois espetáculos ocupam o turista. Um deles é o show das luzes e águas dançantes. Não chega a ser empolgante, mas não deixa de ser interessante e é uma atração do local. A fonte está em um lago artificial na área externa do shopping.
Vale a pena assistir, porque logo após começa o show de luzes do Burj Khalifa que é imperdível.
Burj Khalifa

O prédio de quase um quilômetro de altura fica no complexo do shopping The Dubai Mall.
Inaugurado em 2010, o Burj Khalifa tem 828 metros, mais de 160 andares e 49 elevadores. O deck de observação está no andar 124.

Graças à tecnologia, o show de luzes é uma atração imperdível de grande criatividade. É gratuito.
Veja também:
- Dubai Museum
- Shopping Mall of The Emirates
- Ski Dubai - maior pista de ski indoor do mundo
- Deserto de Dubai - passeio de camelo e safari
Comments