top of page

Escandinávia: países de primeiro mundo - parte II

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 24 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura
Noruega

Este post é a sequência da viagem de Cláudia e Deocler Faita cedida para o blog. Bergen, fundada no século XI, é a segunda maior cidade da Noruega. Com tradição viking e um passado medieval, Bergen é considerada um tesouro histórico norueguês. Permaneceu capital da Noruega desde a sua fundação em 1070 até 1299.

No ano 2000, Bergen foi designada como Capital Cultural da Europa. Em 2008, coube a Stavanger, também cidade norueguesa. E agora em 2024, Bodø conquistou o título, sendo a terceira vez que uma cidade da Noruega recebe a distinção. Essa eleição iniciou em 1985. Bergen ainda tem o título de "cidade mais internacional" da Noruega.


Vale muito uma visita a Bergen, especialmente a Bryggen, a região mais procurada e fotografada pelo turista. É cartão postal da cidade. Lá estão as casinhas coloridas de madeira, estilo medieval, no antigo cais que foi um centro mercantil da Liga Hanseática (aliança coml entre cidades do norte da Europa). Desde 1979 é Patrimônio Mundial / Unesco



As típicas casas de madeira foram consumidas pelo fogo em diversas vezes. Em 1955, Bryggen registrou seu último incêndio. As reconstruções foram feitas seguindo os modelos originais, sempre com o cuidado da preservação do local.


Hoje, 62 edifícios permanecem neste complexo urbano (Unesco/BPI).


Fiorde dos Sonhos

Bergen é cercada por montanhas e fiordes. É chamada de Portal dos Fiordes por ser rodeada por sete fiordes, entre eles está o Fiorde dos Sonhos. É o maior fiorde da Europa e leva o título de segundo maior do mundo. O fiorde é uma entrada de mar entre montanhas. São corredores de braços de mar. A largura do Fiorde dos Sonhos é cerca de cinco quilômetros. Possui aproximadamente 205 km de extensão e alcança a profundidade de 1.308m abaixo do nível do mar. O Fiorde dos Sonhos tem vários braços. Diversos povoados se encontram nas suas margens e as comunidades são ligadas por barcos. Na Noruega, existem 1.732 fiordes, grande parte está próximo à Bergen.   


Catedral de Bergen

Construído em 1150, o templo medieval é dedicado a Santo Olavo da Noruega. É uma igreja feita em pedra esteatita, conhecida como pedra-sabão.


A igreja passou por vários incêndios e reconstruções. Uma delas foi financiada pelo rei Magnus da Noruega. Em 1301, voltou a ser utilizada. Novo incêndio ocorreu em 1463 e 1464. O bispo Gjable Pederson foi encarregado da nova reconstrução. A igreja luterana do século XII foi declarada catedral em 1537. Após incêndio de 1702, a catedral passou por profunda restauração e em 1743, volta a ser utilizada pelos fieis. A reconstrução mais significativa foi a de 1880 a 1883, realizada pelos arquitetos Peter Blix e Christin Christie. Eles utilizaram colunas góticas e no interior, na decoração foi usado o estilo rococó. Capacidade para 900 pessoas. Entrada gratuita.



Um passeio bastante procurado pelo turista é o funicular que liga o centro da cidade à montanha Floyen que está a 320 metros acima do nível do mar. A estação base fica no centro histórico. Dois carros saem a cada 15 minutos – na ida ou na volta.


O Floibanen com capacidade para 13 pessoas, faz três paradas no percurso que sai do centro até o topo do morro. Duração: de seis a oito minutos. Os bilhetes são adquiridos nas máquinas ou no centro de informações turísticas.


A empresa Floibanen já transportou mais de 50 milhões de pessoas desde a sua primeira viagem em 1918. Os veículos são construídos na Suiça com design especial a Floibanen. Os carros andam a 4m/sec ou 14,4 km/hora.

Vale muito a vista e para ver a cidade de Bergen do alto, o turista tem ainda o teleférico Ulriksbanen que leva ao topo do Monte Ulriken com 643m. A saída fica próximo ao Hospital Haukeland. Pode-se ainda seguir por uma trilha em uma caminhada de 1h30 morro acima.


Egon Kjøttbasaren

Uma boa pedida é o restaurante Egon com mesas externas junto a natureza ou mesas internas em várias salas revestidas de tijolinhos, tornando o ambiente bastante aconchegante. O Egon tem uma cadeia de restaurantes na Noruega. O primeiro surgiu em 1984.

O restaurante serve pratos tradicionais da gastronomia norueguesa, servindo carnes e peixes. Sistema da casa: pede no balcão, faz o pagamento no caixa e recebe na mesa, trazido pelo garçom.


Balestrand e Fiorde Sognefjord

Balestrand é uma pequena aldeia cercada por montanhas e na beira do Fiorde de Sogn também chamado de Rei dos Fiordes por sua extensão: mais de 200 quilômetros e profundidade: 1308 metros.

Balestrand está a 350 quilômetros da capital Oslo. E para chegar a Bergen em ferry são quatro horas. É em Balestrand que se encontra o Kviknes Hotel construído em 1752 em estilo chalé, inspirado na Suíça.


O Kviknes Hotel passou por muitas gerações desde a sua construção no século XVIII. É um hotel de madeira a beira mar da família Kvikne que chegou a região em 1877. O turista tem a sua disposição 190 quartos, sendo 25 em estilo chalé e os demais tem linhas mais modernas, de 1960. O hotel se orgulha dos tantos hóspedes famosos que já recebeu como presidentes, autoridades, estrelas de cinema e artistas de vários países.


Próximo Post:

  • Oslo: Parlamento, Nobel Peace Center, Museu Munch e Vigeland Park.

  • Borgund e sua igreja de madeira


コメント


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page