França: descobrindo os encantos além de Paris
- Leci Rech
- 28 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Vale Do Loire
Castelos e palácios estão espalhados pelo Vale do Loire, uma região ao longo do rio que segue cerca de 280 quilômetros. O passeio exige tempo porque são muitos castelos. Alguns dados informam que são 50 outros arriscam um número bem maior, cerca de 300.

No nosso caso foi bate e volta, saindo de Paris de carro, mas reconheço que não se visita praticamente nada. O Vale do Loire é tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade desde o ano 2000.

Esses verdadeiros monumentos foram construídos entre os séculos X e XVI, uma herança da nobreza francesa e do espírito de grandeza dos reis. Eles permitiram que arquitetos e paisagistas dessem asas à imaginação e hoje, ainda podemos contemplar essas belezas arquitetônicas e viajar no tempo.
Castelo Chambord
O Castelo de Chambord é o mais famoso deles. Construído em 1519 por iniciativa do rei François I, é símbolo do renascimento francês. O rei queria ter um pavilhão de caça, entretanto viveu lá apenas 50 dias.

O imponente palácio teve vários arquitetos e uma forte influência de Leonardo da Vinci. O resultado foi um equilíbrio entre o renascentismo francês com detalhes italianos e medievais.

Os números impressionam: são mais de 400 quartos, centenas de chaminés e cerca de 80 escadarias que levam até o telhado e suas torres. Destaque para a escadaria em forma de espiral.
A construção do castelo foi finalizada por Luís XIV, 163 anos depois da sua concepção.
Hoje, o Castelo de Chambord é propriedade do estado francês e Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1981. Está a 180 quilômetros de Paris.
Chateau d’ Amboise

Este castelo foi uma fortaleza medieval de pedra que passou por reconstrução e ganhou estilo gótico flamboyant francês. Mais tarde recebeu motivos decorativos renascentistas por italianos. Cercado por muralhas pode ser visto de longe, por quem chega a cidade as margens do Rio Loire. Durante a Revolução Francesa parte do castelo foi destruída.
Anexa ao Castelo d' Amboise, está a capela Saint-Hubert que guarda os restos mortais de Leonardo da Vinci. Ele fez parte da história desse lugar quando ali chegou a convite do rei.
Castelo Chenonceau

Estendemos a viagem até o Castelo Chenonceau, outra joia arquitetônica. Está todo decorado no seu interior e os jardins são lindos, mas nosso dia já estava esgotando e a visita teve que ser rápida.
Como disse no início, um dia é muito pouco pra ver tantos castelos, jardins, vinhedos e paisagens incríveis dessa região que recebeu o nome de Jardim da França.
Vinícolas

A região tem muitas vinícolas e não queríamos desperdiçar a viagem sem visitar pelo menos uma delas. São muitos produtores e na rota dos vinhos vale a pena fazer uma parada. Nas caves oferecem degustação.
Catedral de Chartres
Chartres é uma pequena cidade francesa a 90 quilômetros de Paris. É o típico passeio bate e volta. Nosso interesse estava em conhecer a famosa Catedral de Chartres.

A catedral também chamada de Notre-Dame de Chartres é a quarta igreja, as demais foram destruídas em incêndios. Sua construção data da Idade Média de 1194 a 1250. Quando foi reinaugurada com uma arquitetura em estilo gótico foi considerada bastante moderna.
A catedral impressiona pela grandiosidade. Duas torres diferentes chamam atenção, foram construídas em época diferentes (1140 e 1513). Dados históricos indicam que representam o sol e a lua.

A catedral toda cinza e em tons degradés tem três portas de entrada para o interior da igreja. Cada uma delas com esculturas e representações bíblicas. Desde 1979 é Patrimônio Mundial pela Unesco.

O interior da Catedral é escuro porque é parcialmente subterrânea, o que não ofusca a beleza dos vitrais em tons rosa e azul. Eles ocupam 2.600m² com passagens bíblicas do Novo e do Antigo Testamento. São vitrais dos séculos XII e XIII.

Disneyland Paris
Esse é outro passeio do tipo bate e volta, saindo de Paris. São apenas 32 quilômetros pra se chegar a um mundo de fantasias que encanta até mesmo os adultos. A Disney de Paris foi inaugurada em 1992.

É um parque bem menor que o complexo de Orlando, mas tem sua graça. Está dividido em áreas e na entrada recebemos o mapa interativo para melhor acompanhar as atrações.

No final de tarde não deixe de ver a Disney Stars on Parade - parada que se realiza na Main Street com os personagens que muito bem conhecemos: Mickey, Margarida, Pato Donald, Pateta e Pluto.
Visite também:
- Walt Disney Studios Park - o mundo do cinema
Comentarios