Paris – glamour em forma de arte e cultura - Parte II
- Leci Rech
- 21 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Museu do Louvre
Este é um passeio que exige muito tempo pra valer a pena. É o maior museu do mundo e o mais visitado. Erguido em 1190, era chamado de Castelo do Louvre, uma fortaleza para defesa dos ataques vikings, construído pelo rei francês Philippe II Auguste. Depois passou a Palácio em um projeto de remodelação de Pierre Lescot. Foi residência da monarquia em 1546 e foi sede de governo até Luís XIV. Inaugurado como museu em 1793, chegou a se chamar Museu de Napoleão durante seu império.

Na entrada uma pirâmide feita em vidro e metal dá as boas vindas ao turista. Em 1983, Ieoh Ming Pei fez o projeto desse monumento, inicialmente muito criticado e acusado de deformar o conjunto arquitetônico. Hoje é atração turística do Louvre. São 70 triângulos de vidro, montados em estrutura de metal e 673 placas de vidro. Toneladas de aço e alumínio suportam o peso da pirâmide.

Junto do Museu do Louvre, a oeste, está o Arco de Triunfo do Carrossel construído para comemorar as vitórias do exército de Napoleão em 1809. O monumento de 50 metros de altura, inspirado em arcos romanos em estilo neoclassicismo, teve como arquitetos Pierre Fontaine e Charles Percier. Os baixos-relevos ilustram as batalhas e os cavalos sobre o monumento são cópias das esculturas, trazidas de Veneza por Napoleão como ‘tesouro de guerra’ posteriormente devolvidas aos venezianos.
O acervo do Louvre data da Pré-História ao nosso século. As obras foram organizadas em oito departamentos: Antiguidade Oriental, Egito, gregos e romanos, além das esculturas, pinturas e objetos de arte. Difícil ver tudo em apenas um dia.

A grande estrela do museu é sem dúvida a Monalisa de Leonardo da Vinci. Pintura a óleo em tela de 77x53 cm. Em muitos momentos é difícil bater uma foto. Verdadeira multidão se instala na sala para ver o quadro pintado, em 1503, pelo artista italiano do período renascentista.



Outra obra prima bastante procurada pelo turista no Louvre é a escultura da Vênus de Milo também conhecida como Afrodite, deusa do amor e da beleza na mitologia grega. Entre as versões existentes, a estátua, atribuída a Alexandre de Antioquia, é uma obra prima feita em mármore de Paros (ilha grega) 100 a.C. Foi descoberta em 1820 na ilha de Milo na Grécia e levada para a França.
Veja também a pintura a óleo de São João Batista de Leonardo da Vinci.
Cafés de Paris

Tantos pontos turísticos importantes exige uma pausa e por que não em um dos lindos cafés de Paris. Eles fazem parte da história da França desde 1672. Era ponto de encontro de intelectuais, artistas e homens da sociedade da época. Foram ganhando fama e cada vez mais os cafés se espalharam pela cidade se tornando um local de convívio e de socialização. Gente importante como o filósofo Jean-Paul Sartre e o escritor Ernest Hemingway batiam ponto nos cafés parisienses.
Torre Eiffel

A Torre Eiffel é o ponto turístico mais procurado em Paris. Deixei para o final, fechando o post, para que ficasse na memória do leitor a magia desse monumento, feito apenas para um evento e que acabou sendo o cartão postal da Cidade Luz.

A torre foi construída para a Exposição Universal em 1889, quando os franceses comemoravam o centenário da Revolução Francesa.
Gustave Eiffel foi responsável pelo projeto e construção da torre de treliça de ferro forjado em estilo Art Nouveau. Tem mais de 300 metros de altura e pesa 10 mil toneladas.

Imponente e vista de longe a torre inicialmente estava envolvida numa relação de amor e ódio. Havia quem a chamasse de monstruosa e era motivo de polêmica e discussões entre artistas e arquitetos. Os planos eram para que fosse desmontada em 1909.

Sua construção levou dois anos, 300 homens trabalharam na torre que teve 18 mil peças de ferro.
Três pavimentos da torre são abertos ao público, mediante aquisição de ingresso no local.
Confirmar data de abertura após a pandemia.
Veja também em Paris:
Museu Rodin e seus jardins
Museu d’Orsay
Centro Georges Pompidou
Instituto do Mundo Árabe
L’Ópera de Paris
Promenade Plantée – parque elevado
La Défense – região moderna de Paris
Próximo Post:
- Euro Disney
- Catedral de Chartres
- Castelos do Vale do Loire
😍😍