Istambul: Mesquita Azul e Hagia Sophia
- Leci Rech
- 14 de dez. de 2019
- 1 min de leitura

Conhecida como Blue Mosque é a maior mesquita de Istambul e símbolo religioso para os muçulmanos. Está localizada na Praça Sultanahmet e pode ser vista de longe devido aos minaretes que a cercam.
Foi construída de 1609-1616 a pedido do sultão Ahmed I. A Mesquita Azul tem esse nome pelos azulejos azuis do seu interior, vindos de Iznik.

Para visitar a mesquita é exigido roupas discretas (não se pode usar regatas, blusas de alça, minissaia, shorts ou bermudas). Deve-se tirar os sapatos e as mulheres precisam cobrir a cabeça. As pashiminas são ótimas nesse momento porque são maiores. O ideal é levar na bolsa, mas pode-se usar os lenços comunitários oferecidos na entrada.
Quem pretende visitar a mesquita sem um guia turístico precisa conferir os horários de visitação, pois durante as cinco orações muçulmanas o local permanece fechado para turistas. É sempre muito cheio e a fila é grande e demorada.

Do lado oposto da Praça Sultanahmet encontra-se a Basílica de Santa Sophia também conhecida como Hagia Sophia.
Foi construída em cinco anos, a partir de 532 por ordem do imperador bizantino Justiniano I, quando mais de 10 mil pessoas trabalharam na construção. Já foi uma igreja ortodoxa grega, católica romana, muçulmana e hoje é museu. Foi transformada em mesquita com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 e passou a ser museu desde 1931.
Como o prédio foi muito disputado por diferentes religiões, hoje é proibido rezar no interior da catedral.
Antes da visita, conferir os horários e os valores atuais de ingresso.
Comments