OS CAMINHOS MÁGICOS DO PERU
- Leci Rech
- 14 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2023
LIMA – CAPITAL DO PERU
Conhecer Lima foi uma grata surpresa. Fundada pelos espanhóis em 1535, a cidade, hoje, é bem cuidada, com flores, parques e calçadas enormes o que demonstram o respeito pelo pedestre. Nos instalamos em hotel no Bairro Miraflores, uma boa escolha pela proximidade de muitos pontos turísticos, bares, restaurantes e centro de compras.


O bairro Miraflores fica a oito quilômetros do centro e dezoito do Aeroporto Internacional Jorge Chavez. Curiosamente nunca chove em Lima, por isso não vendem sombrinha ou guarda chuva. Nem adianta procurar. Os dias são nublados, mas as pessoas garantem que o sol está lá em cima, escondido pelas nuvens. No trânsito muitos veículos antigos transitam ainda pela capital peruana.
PLAZA MAYOR E CATEDRAL DE LIMA

A Plaza Mayor, ou também chamada de Plaza de Armas, fica no centro histórico, onde nasceu a capital peruana.
Inaugurada no século XVI, a praça já foi usada como mercado, arena para touradas e até como forca da cidade.
Ali na Plaza Mayor está a Catedral de Lima que teve sua construção a partir de 1535, mas só foi concluída em 1649.
A catedral passou por nove terremotos e por este motivo os diferentes arquitetos que ali trabalharam, entre eles Francisco Becerra, fizeram da igreja um monumento com diferentes estilos arquitetônicos: neoclássico com elementos góticos e renascentistas. Vale a visita, o interior é rico. A catedral tem várias capelas e a de Nossa Senhora da Evangelização está entre as mais lindas. É do século XVII. O ingresso é pago.
PARQUE DO AMOR
O Parque do Amor fica em Miraflores, na Malecón Cisnero. Fazendo o Circuito de Playas você terá vistas lindas do Oceano Pacífico com suas praias, penhascos e muito próximo está o Parque do Amor, inaugurado em 1993. Com vista para o mar, é todo decorado com mosaicos coloridos e frases românticas. Mas o que mais chama atenção é a escultura gigante de três metros de altura - El Beso do artista plástico peruano Victor Delfin em homenagem aos enamorados.
PRAÇA KENNEDY

Também conhecida como a Praça dos Gatos é um local muito visitado pelo turista. Fica em Miraflores. São mais de 100 gatos que ocupam os espaços sem cerimônias, convivendo com o visitante. Foi uma forma de reunir os felinos de rua há mais de 25 anos. O Grupo Voluntário de Defesa Felina Gatos Parque Miraflores (GVDF) cuidam dos animais, promovendo também a sua adoção. Eles têm padrinhos e veterinários. São desparasitados, castrados e vacinados. Vivem de doações e a despesa com alimentação não é pequena, cerca de 23 quilos de alimentos por dia.
MUSEU LARCO

O Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera é conhecido apenas por Museu Larco e é um local muito visitado pelo turista. É uma construção em cima de uma pirâmide pré-colombiana. Foi fundado pelo arqueólogo peruano Rafael Larco em 1926. São mais de 45 mil peças, entre elas uma coleção erótica, que contam cinco mil anos de história do Peru.
O museu fica na Av. Bolívar, 1515 em Pueblo Libre, capital, sendo que a entrada principal é pela Calle Navarras. O horário é das 9 às 22 horas, por isso fomos a tardinha e jantamos no local.
CONVENTO SANTO DOMINGO

Esta é uma visita imperdível na cidade de Lima. Optamos pelo tour. A Basílica e o Convento Máximo de Nossa Senhora do Rosário, mais conhecido por Convento Santo Domingo foi instituído pelos Dominicanos. É um conjunto arquitetônico, inaugurado em 1766 que teve como seu fundador Santo Domingo de Guzmán.

Vários arquitetos participaram desta obra que tem estilos diferentes como o rococó e arte mudéjar. É também Santuário dos Santos Peruanos. Tudo é deslumbrante, bem cuidado, claustros impecáveis. Azulejos de Sevilha decoram paredes e colunas dos arcos do convento. Está localizado na Jirón Camaná, 170 / Jirón Conde de Superunda, 262 – Cercado de Lima.
SHOPPING LARCOMAR
Também conhecido como Centro Comercial Larcomar, fica na Malecón de La Reserva, 610 no Bairro Miraflores e é de propriedade da empresa chilena Parque Arauco SA. O local que abrigava o Parque Salazar, foi transformado num grande shopping ao ar livre e inaugurado em 1998.


Foi construído numa encosta junto ao mar. A difícil topografia não impediu ao arquiteto Figari projetar um espaço agradável com caminhos para pedestres e mirantes com vista para o Pacífico. Escadas rolantes permitem circular nos andares onde estão teatro, cinema, academia, praça de alimentação, finas lojas e o Museu Oro del Peru com peças de cultura pré-inca.
Visite também:
* HUACA PUCLLANA – sítio arqueológico em Miraflores/Lima
* Compras – aproveite para visitar joalherias e comprar pratas. Vale a pena.
Comentarios