top of page

A beleza das praias de João Pessoa

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura
Praia de Tambaba

Tambaba serve a dois públicos: o turista comum e o naturista que procura praticar o nudismo. Oficialmente, a Praia de Tambaba é a primeira praia naturista do Nordeste. Foi reconhecida em 1991.

A praia de Tambaba fica no município de Conde, no litoral sul da Paraíba a cerca de 40 quilômetros de João Pessoa.


A origem do nome Tambada é do tupi-guarani e quer dizer dentro das pedras ou ainda dentro das conchas. A areia clarinha e as formações rochosas fazem a beleza da praia.



No alto de uma rocha, um coqueiro é motivo de muitos clics. Calcula-se que o coqueiro tenha cerca de 30 anos e que tenha sido plantado por um nativo da região chamado Xexeu. Segundo uma lenda, o coqueiro representa uma das filhas do cacique. O que se sabe com certeza é de que o coqueiro é um símbolo local.


Praia do Amor

Ainda no litoral sul da Paraíba, a cerca de 30 quilômetros de João Pessoa, no município de Conde está a Praia do Amor. Mesmo sendo uma praia sem infraestrutura de quiosques, é muito procurada por sua Pedra Furada que tornou a praia bastante disputada pelo turista.



Chegam a se formar filas para bater uma foto na Pedra Furada que é recheada de lendas, envolvendo sorte no amor, encontros de casais e juras de amor eterno. Aproveitando a procura do local pelo turista, jovens fotógrafos trabalham por pequenos valores, orientando sobre o melhor ângulo.



Além dessa pedra vulcânica com formato que lembra um coração e que se tornou símbolo da Praia do Amor, a região da Costa do Conde é recheada de formações rochosas e falésias que completam o cenário.


Praia Barra de Gramame

A Paraíba está entre os estados do Nordeste que tem períodos restritivos à captura, transporte e comercialização do caranguejo.


A medida visa a defesa da espécie e o equilíbrio dos ecossistemas costeiros, especialmente dos manguezais. Nesse passeio, assistimos uma apresentação sobre a importância da preservação.



Na Praia Barra de Gramame, o apresentador fez a sua exposição, acompanhada de brincadeiras com os turistas que acreditam estar com o caranguejo preso nos cabelos.


Praia de Tambaú

Foi nossa opção hospedar em Tambaú e valeu muito. Tem boa infraestrutura de bares, restaurantes, lojas de artesanato e até um mercado bem sortido. Muito bem cuidada, pela manhã passa um equipamento limpando.



Tambaú já foi conhecida como Praia de Santo Antônio e era uma zona rural de propriedade da família Brandão. O nome Tambaú tem origem tupi e quer dizer rio das conchas ou ainda rio dos mariscos. Tambá na língua indígena significa concha. Durante a Segunda Guerra, a praia foi local de patrulhas militares e alguns episódios, relacionados ao conflito mundial. Diante disso Tambaú se tornou um marco histórico da região.


É daqui da Praia de Tambaú que saem os passeios para as piscinas, formadas por bancos de corais visíveis na maré baixa. Escolhemos as Piscinas Naturais do Seixas. Uma observação: falta infraestrutura para embarcar os visitantes.  


Foi um passeio com segurança. Seguimos na embarcação Pedra do Reino com o capitão Pedro Honorato, guia de turismo registrado. Não tivemos sorte com a Tábua das Marés, por isso não se viu o fundo do mar, mas o passeio foi agradável.


Os peixinhos coloridos que vivem nos arrecifes estão acostumados com o turista, podem ser vistos e fotografados.


Próximo Post:

Centro Histórico de João Pessoa

Centro Cultural São Francisco

Casarão dos Azulejos / Hotel Globo


Commentaires


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page