Aparecida/SP: uma cidade cheia de graças aos romeiros
- Leci Rech
- 10 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
A 700 metros do Santuário vale a pena conhecer a Cidade do Romeiro. É um complexo turístico-religioso com toda infraestrutura pra passar o dia inteiro por lá. Além das atrações, você encontra cafeteria e restaurante, sem falar no hotel Rainha do Brasil. A entrada e o estacionamento são gratuitos, pelo menos quando estive lá neste ano.

O pórtico, na entrada da Cidade do Romeiro, nos remete à arquitetura da Grécia antiga. As colunas brancas são em estilo dórico - a mais rústica das três ordens arquitetônicas gregas. Os pilares mostram elegância e equilíbrio de proporções, o que é próprio da ordem dórica.

Ainda na entrada da Cidade do Romeiro está o Obelisco centralizado em uma fonte.
O monumento tem quatro faces, onde estão esculpidas as imagens dos milagres, dos pastores, construtores da Basílica e dos santos padres, ligados a história de Aparecida.
Foram homenageados os Papas: Pio X, Pio XI, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

A Cidade do Romeiro foi inaugurada em dezembro de 2012. Fica na Av. Isaac Ferreira Encarnação, 501 Jardim Paraíba. Optamos em sair do estacionamento do Santuário para entrar no outro. Muitos preferem seguir por dentro a pé, mas precisa de preparo físico, afinal é um espaço com muitas atrações em uma área de 116.126 m².
Trem do Devoto

É um monotrilho operado por uma locomotiva elétrica, estilo Maria Fumaça do século XIX. O trem parte da estação na Cidade do Romeiro, segue pelo Caminho do Rosário até chegar a Estação Porto, localizada em Porto Itaguaçu, local onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada. O trem funciona de 2ª a 6ª das 9h às 16h30. Aos sábados e domingos inicia mais cedo: 8 horas. Ingresso é adquirido na estação. Confirmar o valor.

O Trem do Devoto foi inaugurado em julho de 2019 e tem capacidade para 60 pessoas. Com cinco vagões, a locomotiva percorre 1,4 km em 15 minutos. O trajeto é feito por duas composições que andam paralelo ao Caminho do Rosário. Assim consegue-se ver cenários que mostram os principais momentos da vida de Jesus. Para se ver os detalhes de cada estação somente a pé.

Para fotos detalhadas, o trem não é a melhor forma de percorrer este caminho que mostra também 90 espécies de plantas, compondo o espaço. Muitas são espécies significativas na Bíblia, como parreiras de uvas, acácias, ipês e tamareiras.

Na Estação Porto, vale a pena descer, tem muito pra se ver. O Parque Três Pescadores, recém-inaugurado, em junho 2024, é uma área de 30 mil m² às margens do Rio Paraíba do Sul. Conta com uma réplica da Vila dos Pescadores, um monumento aos três pescadores que encontraram a imagem da santa, além de um passeio de balsa. O devoto encontra ainda o comércio local de Porto Itaguaçu e a igreja dedicada a São Geraldo, já abordados no post anterior.
Caminho do Rosário
É um trajeto de 1.132m que mostra 20 cenários com 128 esculturas em tamanho real, inspiradas na história de Maria, desde a Anunciação à Virgem pelo Anjo Gabriel até a morte de Jesus Cristo.
São cenários dos Quatro Mistérios do Rosário (gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos). As passagens bíblicas são do Novo Testamento.

O Caminho do Rosário é um museu a céu aberto com esculturas primorosas. Foi inaugurado em 14 de outubro de 2018. Os trabalhos em terracota (argila cozida no forno) são de Blas Servin, artista plástico paraguaio, em parceria com a irmã Angela Servin. Sem dúvida, os peregrinos e mesmo o turista-religioso tem mais um espaço em Aparecida.
Próximo Post:
Noruega - (Bergen, Borgund e Parque Vigeland /Frogner)
Estocolmo/Suécia - Museu Vasa
Dinamarca - castelo Rosenborg
Comments