SP: o bairro e sua igreja de Nossa Senhora da Lapa
- Leci Rech
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
A paróquia Nossa Senhora da Lapa é considerada um marco por sua importância histórica desde a sua fundação em 1751.

A Lapa foi se desenvolvendo ao redor da igreja e a urbanização se deu com a passagem dos trens que faziam o percurso Santos-Jundiaí no século XIX. Hoje, a Igreja Nossa Senhora da Lapa é cartão postal do bairro.

A história indica que, em 1561, padres jesuítas receberam terras ao redor do Rio Emboaçava, hoje, chamado Rio Pinheiros. Ao longo dos anos, deu-se a vinda da população para a região lapeana. Outro impulso ao crescimento da região ocorreu em 1805, quando foi definida a rota dos tropeiros que faziam Itu-S.Paulo e passavam pela Lapa, ou até mesmo pernoitavam em pousadas na Lapa.

A região levou muito anos para conhecer a verticalização dos edifícios. Até a metade do século XIX a Lapa era composta por trabalhadores das olarias e agricultores locais. Mais tarde. diversas fábricas se instalaram no bairro.
Paróquia Nossa Senhora da Lapa

A história da igreja inicia com uma gruta, feita para abrigar a imagem da santa, trazida por um português. Mais tarde, em 1910, o engenheiro Serafim Corso fez a doação de um terreno no bairro para a construção de igreja e de um projeto que não foi utilizado.
A nova igreja foi construída logo em seguida e inaugurada em dezembro de 1911, sendo desmembrada da Paróquia de Santa Cecília.

A igreja tem arquitetura eclética com uma mistura de diferentes estilos como o neogótico e o românico.
Na fachada, a entrada principal mostra vergas arqueadas (vigas) em madeira que dão um toque romântico a igreja.
As janelas são com caixilhos (molduras) pequenos. Também possuem requadros (contornos) em madeira e as janelas são de guilhotina de caixilho pequeno, ou seja, janelas de correr de cima para baixo.

Em 1948, foram colocados os três sinos da Matriz com pesos de 300, 400 e 600 kg.

O interior está dividido em nave e capela-mor, separadas por um arco. O altar é em branco e dourado com colunas e detalhes barrocos. A capela-mor tem retábulos e baldaquinos (estruturas ornamentais) acima do altar).

Desde 1981, o pároco Padre Adalton Pereira de Castro permanece na Matriz de Nossa Senhora da Lapa.

O culto a Nossa Senhora da Lapa depois de ser difundido em Portugal foi trazido para o Brasil pela Cia. de Jesus. A imagem da santa foi encontrada por uma pastora de ovelhas em 1498. A menina muda costumava pastorear nos arredores de uma lapa (gruta). Assim que encontrou a imagem, Joana levou para casa, mas a mãe jogou no fogo. A menina muda então gritou que era Nossa Senhora. Diante do milagre da fala, a comunidade reconheceu e construiu uma capela para ela.
Próximo Post:
Cidade de Joinville /Santa Catarina
Comentários