Bangkok: a grandiosidade do Buda Reclinado no Wat Pho
- Leci Rech
- 30 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Wat Pho é um dos templos mais antigos de Bangkok. É também conhecido como o templo do Buda Reclinado, mas seu nome oficial é imenso: Wat Phra Chettuphon Wimon Mangkhlaram Ratchaworamahawihan e não estranhem se encontrarem algumas variações.


Este nome – Wat Pho – tem origem no mosteiro de Bodhi em Bodh Gaya cidade de Bihar no leste da Índia. Segundo historiadores, neste local Buda teria atingido a iluminação, quando meditava embaixo de uma árvore. Ele nasceu na Índia em 563 a.C. O Budismo da Tailândia segue os ensinamentos de Sidhartha Gautama, o Buda Iluminado.

O Wat Pho está bem próximo do Grand Palace. Vá caminhando são 10 min. Vale a pena fazer os dois passeios no mesmo dia. Para chegar ao complexo de templos budistas usamos barco (hop-on hop off boat service) que faz o percurso das 8h30 às 17h30 pelo Rio Chao Praya em Bagkok.
O ingresso no Wat Pho foi 200 BAHT em novembro/2022, adquirido na bilheteria local.

Para entrar o turista encontra 16 portões que são guardados por grandes estátuas. Ingressamos pelo portão, onde se encontram duas imagens do Senhor da Guerra Chinês. Eles estão ali para impedir a entrada dos males.

Em 1788, o Wat Pho passou por reformas que duraram sete anos por ordem do Rei Rama I. Entretanto a grande revitalização foi feita no reinado de Rama III em 1832, o que durou 17 anos. O complexo hoje é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Em parte se deve a existência do gigantesco Buda Reclinado.

O Buda, todo folhado a ouro, tem mais de 40 metros de comprimento e 15 de altura. É uma das maiores estátuas na Tailândia. O Buda Reclinado representa a busca pela harmonia interna. Pérolas decoram os olhos. Sua representação dormindo simboliza a passagem para o Nirvana, ou seja, o estado de libertação para o Budismo.

As solas dos pés da estátua do Buda Reclinado chamam atenção. Tem mais de quatro metros de comprimento e é todo incrustado com madrepérolas, inclusive as digitais dos dedos. É dividido em 108 painéis com desenhos.
Algumas informações indicam que o templo teria sido contruído em volta da gigantesca estátua.

Andar pelo Wat Pho é se perder num labirinto cheio de chedis (torres) feitos com mosaicos e azulejos coloridos.

Um painel com a imagem do Papa Francisco chama atenção neste lugar dedicado ao Budismo.
Em novembro de 2019, o Papa Francisco visitou o Wat Pho, onde encontrou o Patriarca Supremo dos budistas tailandeses.
Francisco falou a respeito de amizade entre as duas religiões, o que é exemplo num mundo de divisões.

No Wat Pho se vê também pessoas recebendo massagens. O templo foi transformado em um centro público de ensino da Thai Massage. Wat Pho foi o berço da massagem tailandesa, por isso foi considerado primeira Universidade da Tailândia e foi a primeira escola de massagem reconhecida pelo Ministério da Educação do país. A Thai Massage foi inscrita na Lista de Patrimônios Culturais Intangíveis da Tailândia.

E para surpresa nossa, o que não é comum nos complexos de templos budistas, o Wat Pho abriga também tendas com roupas e souvenirs. A propósito, é preciso ter um cuidado especial com o vestuário. Para entrar são exigidas roupas adequadas, segundo a tradição tailandesa, sem mostrar ombros e joelhos.
Próximos Posts:
- Memorial Ucraniano de Curitiba/Brasil
- Grand Palace - Bangkok/Tailândia
Comments