top of page

Tailândia/Chiang Mai – o templo da montanha

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 28 de set.
  • 2 min de leitura

Agradeço a gentileza de dois colaboradores que estiveram na Tailândia neste mês de setembro de 2025: Juliana Rech e Jhon Simionato. Material belíssimo do Wat Phra That Doi Suthep, ou Templo da Montanha que irá enriquecer este post. Visita imperdível.

ree

Wat Phra That Doi Suthep fica no topo da montanha Doi Suthep, considerada sagrada. O local é um complexo com vários templos e muitas imagens de Buda.  



ree

O Doi Suthep como é mais conhecido é um templo budista Theravada, o que significa a doutrina dos anciãos e está mais próximo dos ensinamentos de Buda. Fica a cerca de 1000 metros acima do nível do mar.  


Para chegar no topo é preciso vencer uma escada imensa de mais de 300 degraus, ou subir com um funicular e pagar 50 bahts (valor para turistas a conferir).


A escadaria tem em suas margens esculturas em mosaico. São serpentes sagradas, chamadas “nagas”. As cobras são sagradas na Tailândia porque segundo a mitologia, elas protegeram Buda de uma tempestade, enquanto ele meditava.



ree

É destaque neste complexo religioso um chedi também chamado de estupa. Tudo com muito dourado. O chedi ou estupa é um monumento de forma cônica encontrado em templos budistas.


Os chedis são usados para guardar relíquias. Para os tailandeses esses monumentos representam uma conexão com o budismo.


A gigantesca estupa dourada de 24 metros guarda uma relíquia sagrada de Buda. Conta uma lenda que pelo ano de 1300, um monge encontrou uma parte de Buda. Para proteger, o rei Kuena de Chiang Mai mandou construir um templo no alto da montanha em 1383.



ree

Próximo ao chedi, ou estupa, estão as sombrinhas douradas e ornamentadas que são chamadas de chatras. Elas representam honra e poder espiritual. Podem estar junto ao chedi ou em outros locais do templo. São peças de arte feitas em metal e decoradas com detalhes finos em ouro.


ree

A escultura do elefante branco no complexo está ligada a lenda que levou o rei a ordenar a construção do templo.


O elefante que transportava a relíquia sagrada de Buda subiu a montanha, ajoelhou e morreu ali. Isso foi entendido como um sinal divino para que o templo fosse erguido nesse local.




ree

Para chegar ao templo Doi Suthep são 40 minutos em estrada morro acima.


Pode-se ir em Red Truck, uma camionete vermelha que transporta passageiros. Outra opção é um tour guiado por uma agência. Pilotar moto exige cuidados, é mão inglesa.


Em 1935, graças a comunidade de Chiang Mai foi construída uma estrada que facilitou o acesso ao templo. São 15 quilômetros desde a cidade.

Comentários


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page