Bangkok: as joias arquitetônicas do Grand Palace
- Leci Rech
- 3 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Conhecer o Grand Palace é visita obrigatória para quem está em Bangkok, capital da Tailândia. As fotos e os textos desse post não conseguem exprimir a beleza que só os olhos são capazes de avaliar e admirar.

Nosso meio de transporte foi o Chao Phraya Tourist Boat pelo sistema hop-on hop-off que custou 150 THB (all day river pass), ou seja, o ticket vale para o dia todo. E você vai precisar de tempo para a visita, os templos do Grand Palace formam um labirinto numa área de 218.000m².

Difícil é viagem sem perrengues. Na entrada não aceitaram nossas roupas, nem pashiminas. Resumindo fomos obrigados comprar camisetas e gastar o que não estava previsto, sem falar no ingresso que já é pesado – 500 THB.

O Grand Palace é um complexo de templos e palácios que foram utilizados até 1925. Foi residência da família real e contava com escritórios governamentais. A construção iniciou em 1782 depois que o rei Rama I subiu ao trono.

O rei Rama I foi responsável por grande parte dessas verdadeiras relíquias. O Dusit Maha Prasat Hall é um grande salão espiritual construído por ele, em substituição a um antigo templo de madeira que sofreu um incêndio em 1789. É também chamado de Phra Thinang Dusit Maha Prasat. O rei queria que o palácio fosse usado por ele. Foi local de cerimônias de consagração.
The Demon Guardians

Envolvido por quatro muros e 12 portões o Grand Palace tem seis pares de Demon Guardians (guardiões demoníacos) em frente aos portões. Eles guardam o Buda Esmeralda e os templos contra os espíritos malignos. Cada um deles tem características marcantes para a história Rammakian, a mais importante literatura do reinado de Rama I.
The Emerald Buddha

O Buda Esmeralda é uma imagem esculpida em jade, contrariando o nome, com 66 cm de altura em atitude de meditação. É considerada a mais importante por ser a protetora do Reino da Tailândia. Buda aparece com três diferentes trajes, um para cada estação do ano. Os dois primeiros foram feitos no reinado de Rama I e o último com traje de inverno foi elaborado no reinado de Rama III. A cerimônia de troca do Buda Esmeralda ocorre três vezes no ano. A imagem se encontra no Wat Phra Kaew.

Conta a história que o Buda Esmeralda foi descoberto em 1464 em Chiang Rai, província ao norte da Tailândia. Foi levada para Chiang Mai em 1481 e depois de passar por outros países voltou para a Tailândia. Foi consagrada em Bangkok no templo Wat Phra Kaew, no complexo do Grand Palace. É o mais importante templo construído pelo rei Rama I em 1782. também conhecido como Chapel of the Emerald Buddha.

A arquitetura da Chapel of the Emerald Buddha ou Phra Ubosoth segue o estilo do período de Ayutthaya. Usada para ordenação de monges budistas a capela real tem suas paredes externas decoradas em dourado e com mosaicos de vidro colorido.
Para seu melhor entendimento ubosoth = chapel = capela.
Hor Phra Monthian Dharma

Este palácio foi construído pelo irmão do Rei Rama I para ser uma livraria auxiliar. Guarda livros com escrituras budistas. A porta central tem painéis com incrustações em madrepérola que originalmente pertenciam a Ayutthaya, antiga capital da Tailândia. Esses painéis foram feitos pelo rei Boromkot no século XVIII.
The Statue of Cheewok Komaraphat

Esta pequena estátua feita em bronze é do patrono da medicina tailandesa. Foi feita no reinado do rei Rama III. Cheewok era médico e agora é lembrado como o pai da medicina fitoterápica da Tailândia.
The Royal Pantheon
A arquitetura desse palácio chamado The Royal Pantheon ou Prasat Phra Dhepbidorn in Thai é uma mistura dos estilos tailandeses com o khmer - um estilo inspirado nos templos hindus. The Royal Pantheon foi construído pelo rei Rama IV em 1856, entretanto em 1903 um grande incêndio, causado por problemas elétricos, atingiu o telhado.
A restauração foi feita no reinado de Rama VI. Quando foi construído, o rei queria que o prédio abrigasse o Buda Esmeralda, mas depois de concluído foi considerado muito pequeno para a cerimônia. Ao lado estão diversas torres chamadas prangs.
Chakri Maha Prasat Hall
Durante 150 anos, o Grand Palace foi residência da família real e sede administrativa do governo. Conhecido como “ocidental com chapéu tailandês, este palácio construído em 1877 no reinado De Rama V tem estilo europeu e tailandês.

A fachada de mármore segue o estilo renascentista italiano. O telhado, com seus três pináculos com sete níveis cada um, nos remete ao estilo tailandês. A frente do palácio tem três partes que são conectadas por longos corredores e no interior vamos encontrar novamente o estilo europeu. O projeto é do arquiteto britânico John Clunish.
Próximos Posts:
Itá / Santa Catarina
Krabi e suas praias / Tailândia
Comments