Bangkok: uma capital embelezada pelo rio Chao Phraya
- Leci Rech
- 22 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Este post será dedicado a capital da Tailândia. Chamada popularmente de Bangkok, seu nome teve origem em uma aldeia de pescadores chamada Ban kok que quer dizer “aldeia das oliveiras”. Essa aldeia ficava no caminho de Ayutthaya, antiga capital do Reino do Sião, que já abordamos nos dois primeiros posts sobre esse país asiático.

O nome oficial de Bangkok é: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Yuttaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Phiman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit.

Bangkok se tornou capital da Tailândia em 1782. Hoje, é muito conhecida pela beleza arquitetônica de seus templos exóticos. São mais de 40 mil em todo o país.

O trânsito da cidade é caótico. Uma boa alternativa para driblar e chegar mais rápido é utilizar o metrô. Servem a capital: o Bangkok Transit System - BTS Skytrain ou Metropolitano Aéreo, um transporte público ferroviário elevado.
Já o MRT (Metropolitan Rapid Transit) é um sistema de transporte de massa subterrâneo (subway).
Para ligar o aeroporto Suvarnabhumi à cidade, existe o Airport Rail Link, um trem de superfície.
Os trens são interligados, mas operam por empresas diferentes, por isso é preciso adquirir bilhetes de acordo com seu trajeto. Para dar uma ideia, saímos do aeroporto pelo Rail Link e trocamos para o BTS até o Pier Sathorn. Dali, continuamos em um barco pelo Chao Phraya River, o maior rio da Tailândia e que atravessa Bangkok.
Dia e noite barcos andam para cima e para baixo lotados de turistas que buscam shoppings ou visitas aos templos.

Durante o dia utilizamos o Chao Phraya Tourist Boat que tem um serviço hop-on hop-off diariamente das 8h30 às 17h30. Os barcos saem a cada 30 minutos de nove piers da cidade. O ticket All Day River Pass custa 150 baht por pessoa.

Nossa primeira parada foi no Iconsiam – um shopping luxuoso as margens do rio. É atração turística de Bangkok pela beleza arquitetônica e pelo luxo interno.

Inaugurado em 2018, o shopping conta com sete mil lojas e 100 restaurantes. Do píer Sathorn sai um barco gratuito até o Icosiam.

À noite barcos iluminados desfilam no rio em seus cruzeiros noturnos.

Escolhemos o Wonderful Pearl Cruise com reserva obrigatória, porque os barcos ficam lotados. Foto: A. Linus Rech.

Custo: para quatro pessoas = 6.800 baht tel. 0-2861-0255
site: www.wonderfulpearl.com Saída: do River City Pier que fica em Riverside um bairro as margens do rio com muitas galerias e restaurantes.

Enquanto são servidos jantares imperdíveis pelo sistema de buffet, com shows e muita música, os turistas curtem as vistas deslumbrantes dos templos iluminados.
O Shopping Iconsiam e o Wat Arun se destacam na beira do rio.
Próximo Post:
- Wat Arun Ratchawararam - o Templo do Amanhecer
- Wat Pho (Wat Phra Chetuphon) o templo do Buda Deitado.
Comments