top of page

Barcelona: as olimpíadas/92 transformaram praia do Mediterrâneo

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 8 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2024

La Barceloneta

Toneladas de areia foram colocadas na beira do Mar Mediterrâneo entre os bairros La Barceloneta e Port Olimpic. Reformado, o local que era uma área industrial sem uso, surgiu ali uma praia “artificial”. Barceloneta estava pronta para receber as Olimpíadas de 1992.

A área está dividida em várias pequenas praias: San Sebastian, Barceloneta com quatro quilômetros na direção norte, Somorrostro e Platja de Sant Miquel mais ao sul.


O bairro Barceloneta surgiu no século XV como uma vila pesqueira. Mais três séculos depois chegou a urbanização quando o engenheiro George Prosper Verboom fez projeto para instalar os moradores de La Ribera que perderam suas casas. Eles foram retirados por ordem do rei Felipe V para construir uma fortaleza. (1715).


Para chegar a Platja de la Barceloneta o metrô é uma boa opção: Linha Amarela, L4 e a estação é Barceloneta. A pé, descemos Las Ramblas até o final. 



Foi neste pedaço da cidade que escolhemos almoçar. A beira mar está lotada de quiosques para todos os gostos e bolsos. Escolhemos o restaurante Tapa Tapa. Existem vários desse tipo. Tem cardápio variado e bons preços.


De longe uma escultura dourada chama atenção. É um grande peixe que está em frente ao Hotel Arts na região de Port Olimpic. O trabalho é de Frank Owen Gehry, canadense com nacionalidade americana. O arquiteto ficou conhecido pelas formas complexas e ousadas de suas obras.  Com o projeto do Museu Guggenheim de Bilbao, Frank Gehry ganhou grande prestígio e notoriedade.



A escultura do peixe dourado é uma estrutura de aço, formada por uma trama de linhas finas de metal entrelaçadas que brilham com o sol. Gehry trabalhou com muitas curvas e com formas assimétricas. O monumento tem 56 metros de comprimento e 35 metros de altura.



A beira mar da Praia de Barceloneta, no Mar Mediterrâneo, é marcada também pela arquitetura do hotel cinco estrelas W Barcelona com 98,8 metros de altura. Popularmente ele é conhecido por La Vela. Foi projetado pelo arquiteto espanhol da Catalunha Ricardo Bofill i Levi considerado mestre do pós-modernismo.



Em linguagem moderna, Bofill projetou o prédio no formato de uma vela de barco.

Inaugurado em 2009, o W Barcelona lembra o famoso hotel em Dubai, Burj Al Arab, de 1999. Com 24 andares o hotel, localizado ao sul da praia de Barceloneta, tem 473 quartos e fachada de vidro reflexivo de proteção solar. É bastante procurado pelo turista.


Próximo Post:

  • Plaça Catalunya - Barcelona

  • Antiga Arena de Touros - Plaza de Toros de Las Arenas

Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page