top of page

Barcelona: cidade das artes e da arquitetura

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 15 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de set. de 2024

Plaça de Catalunya

Barcelona já teve muralhas com quatro portas de entrada, sendo que uma delas ficava onde, hoje, está a Praça de Catalunha, a maior da cidade. A sua urbanização começa em 1902 pelas mãos do arquiteto modernista catalão Pere Falqués.

Entretanto a praça só foi inaugurada muitos anos depois. Foi o rei Alfonso XIII que, em novembro de 1927, inaugurou a praça. Nesse mesmo ano, foi realizado um concurso para decorar o espaço com esculturas.


Após a inauguração, a Plaça de Catalunya estava pronta para a Exposição Internacional de 1929. As esculturas, a maioria em bronze, simbolizam as três atividades que caracterizam a cidade: a navegação, o comércio e a indústria. Grandes artistas espanhóis deixaram na praça a marca do seu trabalho. Hoje, a praça é um museu ao ar livre com 28 esculturas.



A primeira escultura posta na praça foi: “Fuente de los seis Putti”, ou seja, Fonte dos seis querubins, do artista plástico Jaume Otero. É uma fonte com cascata decorada com anjos que carregam cestas com frutas e vegetais. O escultor espanhol trabalhou em bronze, buscando a perfeição das esculturas gregas em estilo clássico. A obra data de 1926.



Al-Legoria de Barcelona, de 1928, é uma escultura em bronze, estilo novecentismo (movimento estético espanhol). A obra de Frederic Marès, que mostra uma mulher em um cavalo, carregando uma barca, representa a navegação e a figura masculina atrás com uma roda na mão retrata a indústria e o comércio.



El Pastor de la Flauta é uma das três obras que o artista plástico Pablo Gargallo realizou para a Plaça de Catalunya. A obra em tamanho original, que tem um quarto da altura final, está no museu da cidade de Zaragoza. A escultura em estilo realista, de 1928, mostra o pastor tocando flauta com um cordeiro em um dos braços e em seus pés um carneiro. Em 1986, a escultura foi restaurada, mas não impediu o processo de deterioração, por isso, sete anos depois, foi substituída por uma réplica.


Plaza de Toros de Las Arenas

Esta antiga arena de toros na Plaça d’ Espanya no distrito de Sants- Montjuïc foi uma das mais importantes do país. Com uma capacidade de aproximadamente 15 mil pessoas, a arena foi inaugurada em junho de 1900.

O projeto é do arquiteto espanhol August Font i Carreras em estilo neomudéjar, movimento arquitetônico criado na Espanha, numa retomada ao estilo mudéjar que se caracteriza por utilizar elementos da arte muçulmana como os arcos e a cor rosada.


Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) a plaza de toros foi quartel do exército. Em junho de 1977 foi realizada a última corrida de touros nesta arena. Depois permaneceu fechada durante 30 anos. Agora a arena voltou a receber público. Foi transformada em shopping e sua fachada foi preservada.


O Centro Comercial Arenas de Barcelona foi inaugurado em 2011. Em seu interior uma exposição de fotos e painéis conta a história da arena, sua recuperação e remodelação. Para chegar: metrô L1 L3 estação Espanya.


Próximo Post:

  • Brusque/SC - Parque das Esculturas e Paróquia Santa Teresinha





コメント


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page