top of page

Chiang Mai: a Rosa do Norte da Tailândia

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 12 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Os dois primeiros posts sobre Chiang Mai foram dedicados a dois templos, que considero os mais incríveis, mais ricos, verdadeiras obras de arte. Entretanto a cidade tem mais de 300 templos budistas. Ficamos três dias na cidade, depois de um voo de aproximadamente uma hora, a partir da capital.

Chiang Mai está a 700 km de Bangkok. Fundada em 1296, foi capital do Reino de Lanna que incluía a Birmânia, atual Myanmar. Em 1932, tornou-se província da Tailândia e hoje é a segunda maior cidade do país. Chiang Mai significa Cidade Nova.


Para proteger seu povo das invasões birmanesas, a cidade foi cercada por uma muralha com cinco portões. O Thapae Gate é o mais usado e é porta de entrada para a Cidade Velha. Parte da muralha, do século XIII, ainda está em pé para relembrar a história da cidade como centro cultural e religioso.



Nos hospedamos próximo ao Night Bazaar – cerca de 100m do hotel. O local é muito o movimentado. O mercado noturno tem de tudo. Parece uma festa constante com restaurantes e muitas lojinhas. Experimente a cerveja local - Chang.


As casas de massagem estão uma ao lado da outra. Dentro do Night Bazaar também é possível fazer uma massagem tailandesa por um preço bem acessível. Sensacional.


Para o deslocamento você tem o tuk tuk que custa 30 Baht por pessoa e o Grab (uma espécie de Uber tailandês) pelo aplicativo.


Wat Tung Yu

Esse templo tem mais de 500 anos. É um complexo, onde o viharn (prédio maior tipo mosteiro) tem o telhado construído em três camadas com decoração que lembra pássaros. A entrada é guardada por duas nagas – serpentes com escamas verdes e cabeças douradas - que se estendem pelo parapeito. A varanda tem colunas de pedra e teca (espécie de madeira).


Compõem o cenário do templo, figuras “Devata” (deuses inferiores) em pé na direita e esquerda. Atrás uma stupa budista pequena que é um monumento sepulcral. O Wat Tung Yu, em 1517, foi citado na poesia Nirat Hariphunchai – poema antigo escrito em tailandês que fala de viagem, de saudade e de amor separado. Nirat quer dizer "sem" e Hariphunchai era um antigo reino integrado ao Reino de Lanna na dinastia Mangrai.


Wat Chai Phra Kiat

Este é um pequeno templo, próximo do Wat Phra Singh ou Templo Dourado. O prédio maior neste complexo é o viharn em estilo Lanna com o telhado em duas camadas. A decoração nas bordas lembra pássaros (chofa). O frontão - triângulo que decora a fachada principal – tem motivos florais. Dois leões em estilo birmanês são guardiães do templo.




Ao lado, uma pagoda budista dourada também chamada chedi. Tem o formato de uma torre.


Esse tipo de monumento era construído sobre os restos mortais de uma pessoa importante no budismo.


Wat Chai Phra Kiat significa Templo da Renomada Vitória. Entrada gratuita.



Wat Phan Tao

Este templo é um dos mais antigos em Chiang Mai. Fica na Cidade Velha. É um local interessante. Vale a visita. É gratuita e é das 8 às 17horas.


Foi construído no século XIV com madeira teca – uma espécie da árvore tectona grandis, nativa da Ásia. É uma madeira bastante resistente às agressões climáticas. Em 1876, o templo foi reformado e transformado em monastério. Wat Phan Tao significa Templo de Mil Fornos. No complexo ainda estão chedis dourados de vários tamanhos e stupas brancas no estilo Lanna que lembram pilares.


Próximos Posts:

- Forte Santana/ Florianópolis

- Chiang Rai/ Tailândia




Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page