Cidade do México: Xochimilco - uma Veneza Mexicana
- Leci Rech
- 3 de out. de 2021
- 2 min de leitura
A Cidade do México é rica em atrações turísticas. Pena que fiquei apenas dois dias e não consegui ver muito. Um local interessante que vale a visita é o bairro Xochimilco.

A região é famosa por seus canais e passeios de barco. São as chamadas trajineras coloridas que lembram gôndolas italianas, por isso essa área da cidade é chamada de Veneza Mexicana.

Nos canais de Xochimilco ainda são usadas técnicas astecas de plantio em jardins flutuantes. Era o que chamavam de chinampas. Xochimilco significa local de cultivo de flores.
Essa rede de lagos é herança de um sistema de transporte de água construído por essa civilização pré-colombiana.

As embarcações típicas mexicanas são empurradas com um bastão pelo barqueiro que apoia no fundo do canal. E enquanto um barco desliza pela água, outros vão passando com comidas, artesanatos, bandas de música, além de serem usados também para casamentos.

Cada trajinera tem um nome, sempre feminino. Xochimilco, em 1987, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O passeio bastante procurado pelo turista é feito por hora. A capacidade do barco é para até 15 pessoas. Conferir o valor atual do aluguel.
Nós fomos de carro, mas você pode ir de táxi, metrô mais trem ou mesmo um tour. Vale muito, não deixe de ir.
Praça Garibaldi
Na Praça Garibaldi você estará em contato com a cultura e as tradições mexicanas. Também conhecida como a Praça dos Mariachis, o local tem música, souvenirs e vários restaurantes, entre eles o tradicional Tenampa, fundado em 1925.
Cantores com seus violões aguardam ansiosos pelo turista para ganhar uma gorjeta pelo canto ou por uma simples foto. Outros tentam vender mantas, ponchos e xales.
Não deixe de ver:
Catedral Metropolitana
Ruínas do Templo Mayor
Museu de Antropologia
Que local diferente! Colorido! Adorei 🤩