top of page

México: a herança asteca em Teotihuacán

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 26 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Para conhecer as mais famosas pirâmides mexicanas, pode-se fazer um bate-volta a partir da Cidade do México. São 50 quilômetros aproximadamente. Também conhecida como a Cidade dos Deuses, que significa “local onde os homens se tornam deuses”, Teotihuacán foi um grande centro urbano do seu tempo com uma população de 125 mil habitantes.

ree

Sua história é cheia de mistérios e não se sabe como terminou essa civilização. Esses povos chamados de teotihuacanes foram pré-astecas e tiveram seu apogeu no século III. Quando os astecas chegaram, Teotihuacán foi considerada uma cidade sagrada, construída pelos deuses.


Pirâmide do Sol

É a maior das pirâmides de Teotihuacán com 65 metros de altura. Sua construção data de 100-200 d.C. Se for possível suba a pirâmide. São cinco níveis, mas as pedras são difíceis para subir ou descer. Mesmo assim vale a pena. Para entrar próximo dessa pirâmide procure os portões 2,4, ou 5. São várias as entradas.


Pirâmide da Lua

Seguindo pela Avenida dos Mortos, a principal do sítio, que chegou a ter quatro quilômetros, chega-se a pirâmide da Lua. É menor, com 45 metros de altura. Dados históricos indicam que foi construída em 100-450 d.C. O portão três é o mais próximo desse monumento.

Você já percebeu que a caminhada é grande, então não deixe de levar água, protetor solar, calçados confortáveis e porque não um boné para maior proteção.


Templo de Quetzalcóatl

Outra atração é o templo de Quetzalcóatl ou Templo da Serpente Emplumada. É todo adornado com 365 cabeças de serpentes. Quetzalcóatl para os astecas era o deus do vento, do ar e do aprendizado.

ree

O sítio arqueológico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Fomos de carro, entretanto muitas empresas realizam tours. É preciso conferir horários e o valor dos ingressos. Souvenirs não faltam, são muitas lojinhas de artesanato, isso sem falar nos vendedores ambulantes que não dão descanso ao turista. Vale pechinchar.



O ideal é chegar cedo ao sítio arqueológico porque este local é muito procurado pelo turista e você poderá enfrentar filas. Prepare-se para caminhar. São muitas as atrações.



Próximo post: Xochimilco, na Cidade do México.

1 comentário


Juliana Rizério
Juliana Rizério
22 de out. de 2021

Esse post me deu ainda mais vontade de conhecer o México 🙂

Curtir

© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page