top of page

México: a herança asteca em Teotihuacán

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 26 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Para conhecer as mais famosas pirâmides mexicanas, pode-se fazer um bate-volta a partir da Cidade do México. São 50 quilômetros aproximadamente. Também conhecida como a Cidade dos Deuses, que significa “local onde os homens se tornam deuses”, Teotihuacán foi um grande centro urbano do seu tempo com uma população de 125 mil habitantes.

Sua história é cheia de mistérios e não se sabe como terminou essa civilização. Esses povos chamados de teotihuacanes foram pré-astecas e tiveram seu apogeu no século III. Quando os astecas chegaram, Teotihuacán foi considerada uma cidade sagrada, construída pelos deuses.


Pirâmide do Sol

É a maior das pirâmides de Teotihuacán com 65 metros de altura. Sua construção data de 100-200 d.C. Se for possível suba a pirâmide. São cinco níveis, mas as pedras são difíceis para subir ou descer. Mesmo assim vale a pena. Para entrar próximo dessa pirâmide procure os portões 2,4, ou 5. São várias as entradas.


Pirâmide da Lua

Seguindo pela Avenida dos Mortos, a principal do sítio, que chegou a ter quatro quilômetros, chega-se a pirâmide da Lua. É menor, com 45 metros de altura. Dados históricos indicam que foi construída em 100-450 d.C. O portão três é o mais próximo desse monumento.

Você já percebeu que a caminhada é grande, então não deixe de levar água, protetor solar, calçados confortáveis e porque não um boné para maior proteção.


Templo de Quetzalcóatl

Outra atração é o templo de Quetzalcóatl ou Templo da Serpente Emplumada. É todo adornado com 365 cabeças de serpentes. Quetzalcóatl para os astecas era o deus do vento, do ar e do aprendizado.

O sítio arqueológico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Fomos de carro, entretanto muitas empresas realizam tours. É preciso conferir horários e o valor dos ingressos. Souvenirs não faltam, são muitas lojinhas de artesanato, isso sem falar nos vendedores ambulantes que não dão descanso ao turista. Vale pechinchar.



O ideal é chegar cedo ao sítio arqueológico porque este local é muito procurado pelo turista e você poderá enfrentar filas. Prepare-se para caminhar. São muitas as atrações.



Próximo post: Xochimilco, na Cidade do México.

1 Comment


Juliana Rizério
Juliana Rizério
Oct 22, 2021

Esse post me deu ainda mais vontade de conhecer o México 🙂

Like

© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page