top of page

Itália: Coliseu é premiado pelo Travellers' Choice 2022

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 2 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

O Coliseu de Roma recebeu o premio Travellers’ Choice 2022 – Best of the Best. O anfiteatro está entre as principais atrações do mundo. Ficou em segundo lugar, só perdendo para a Basílica da Sagrada Família de Barcelona/Espanha.


Os Melhores dos Melhores é o resultado de um levantamento, feito pela plataforma TripAdvisor, sobre a opinião dos viajantes. E o premio é um reconhecimento dos melhores pontos turísticos do mundo.


É impossível ir a Roma e não visitar o Coliseu por sua grandiosidade, imponência e história que fascina e choca ao mesmo tempo. Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, foi construído no ano de 72 d.C no Império de Flavio Vespasiano, período da Roma Antiga. O imperador fazendo a política de pão e circo mandou demolir um palácio e no local construir uma arena para espetáculos de gladiadores, execuções, caça de animais e entretenimento de massas. Foi utilizado durante 500 anos. Originalmente, o Coliseu tinha capacidade para 50 mil pessoas em três andares.


O avanço da engenharia de estruturas para a época fica demonstrado neste monumento, formado por cinco anéis de arcos e abóbodas. Os arcos são em concreto revestido por alvenaria. O Coliseu foi construído em mármore, pedra travertino, ladrilho e tufo calcário (pedra de consistência porosa).

Sua planta elíptica tem 188m x 155m. A fachada tem arcadas decoradas com colunas. Os assentos eram em mármore e a arquibancada em madeira. Uma cobertura removível protegia do sol e mostrava o nível sofisticado dos construtores romanos. Rampas facilitavam o acesso e para a saída havia 80 escadarias. Tudo isso para uma evacuação rápida, o que podia levar três minutos.


A arena com 87m x 55m contava com um piso de madeira que era coberto de areia para absorver o sangue dos combates. Existia também um nível subterrâneo com celas (masmorras) e jaulas que tinha acesso para a arena.

O Coliseu também foi utilizado para batalhas navais já no império de Flavio Honório.


Para isso era inundado com água que vinha de longe através de dutos subterrâneos, alimentados por aquedutos. Isso era possível, porque a arena dispunha de excelente sistema de drenagem. Sem dúvida, era o resultado de um grande conhecimento arquitetônico dos povos romanos. Alguns registros indicam um arquiteto grego como o autor do projeto.



O monumento histórico já resistiu a terremoto e vandalismo e continua resistindo ao tempo. Todos os anos milhares de pessoas percorrem suas instalações que ainda contam com dois terços da estrutura original. Em 2007, o Coliseu foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. E agora volta a subir ao pódio pelo Travellers’ Choice Awards 2022, ficando entre as 10 melhores atrações turísticas.


Obs: o Brasil está na lista das melhores atrações turísticas do mundo com as Cataratas do Iguaçu que ficou na sétima posição do Travellers' Choice 2022.

Próximo Post: sequência dos pontos turísticos de Porto Alegre.

Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page