top of page

Itália - nova taxa para entrar em Veneza em 2025

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 21 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de mai.

Veneza tem sido motivo de reportagens pelo aumento do nível do mar. Um estudo feito na Itália pelo Instituto de Geociências e Georrecursos do Conselho Nacional de Pesquisa de Padova (Pádua) indicou o ano de 2050 como catastrófico, porque 80% das suas costas podem desaparecer.



Um outro estudo, mais dramático, foi feito pelo Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia em parceria com universidades de diversos países.


A pesquisa indica que a cidade de Veneza pode ser engolida pelo mar até 2100.




Agora, a Cidade dos Canais volta as manchetes. Para entrar no Centro Histórico o turista deverá pagar uma taxa. O pagamento é obrigatório para o visitante que não dormir em Veneza no período de 18 de abril de 2025 a 27 de julho deste ano. A cobrança pode ser online. O turista preenche um formulário com a data que entrará na cidade. Feito o cadastro 4 dias antes da chegada o valor é de 5 euros. Se for 3 dias antes, ou menos a taxa passa a ser de 10 euros. A contribuição pode ser feita no site da prefeitura de Veneza.


Os turistas serão fiscalizados em diversos pontos de entrada da cidade. A conferência será feita pelos fiscais através de um QR code que pode ser pedido a qualquer momento. O visitante que não possuir o bilhete de ingresso receberá uma multa entre 50 euros e 300. Serão isentos da taxa menores de 14 anos e o turista que reservou estadia de uma noite na cidade de Veneza. Horário de acesso das 8h30 às 16 horas.


Com o pagamento da taxa, Veneza espera combater o turismo excessivo. A decisão envolveu os resultados de um teste feito em 2024 durante 29 dias. De 25 de abril a 14 de julho os cofres de Veneza receberam cerca de 2,4 milhões de euros. Para fugir da taxa muitos turistas preferiram pernoitar em Veneza. Isso significou mais de 3,9 milhões de pessoas, utilizando os estabelecimentos da cidade.       


Enquanto o pagamento para ingressar no Centro Histórico é obrigatório, a visita as ilhas de Murano e Torcello tem entrada gratuita. A Itália já cobra taxa de turismo em quase todas as cidades desde 2011. Os valores cobrados variam de hotel para hotel depende do número de estrelas.



Próximo Post:

João Pessoa / Paraíba

 

 

Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page