Madri: os diferentes conceitos arquitetônicos
- Leci Rech
- 30 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Madri é encantadora por suas avenidas elegantes, como a Gran Via com lojas de departamentos, por seus monumentos e museus importantes e por sua riqueza arquitetônica que passa pelo esplendor do Edifício Metrópolis e pelo modernismo das Torres Kio.

O Edifício Metrópolis é um prédio de escritórios de 05 andares. Inaugurado em 1911, o projeto é dos arquitetos franceses Jules e Raymond Fevrier para a Cia La Union y el Fenix. A arquitetura é eclética, mesclando estilos do renascimento barroco e neoclassicismo. As esculturas do último andar representam a mineração, agricultura, indústria e comércio.

O edifício de 45 metros de altura tem no topo a cúpula de xisto preto. Os adornos dourados são folhas de ouro 24 quilates. Em 1972, a antiga fênix do topo foi substituída por uma vitória alada pronta para voar. Sem dúvida o Edifício Metrópolis é uma grande atração para o turista. Está localizado na esquina da Gran Via com Calle Alcalá. É cartão postal de Madri.
Já as Torres Kio são símbolos da modernidade. São chamadas de Porta da Europa e estão localizadas na Praça de Castilla. As duas torres inclinadas simétricas em relação ao eixo formam o que chamam de porta futurista.
As fachadas misturam vidro, alumínio e aço inoxidável. São arranha-céus com 26 andares e altura de 115 metros. A inclinação das torres é de 15º. As torres foram concluídas em 1996, tendo a frente os arquitetos americanos Philip Johnson e John Henry Burgee.
Obelisco de la Caja

Também chamado de Calatrava Column, o obelisco foi feito para comemorar os 300 anos de fundação do banco (Caja Madrid).
O monumento, inaugurado em 2009, é um projeto de Santiago Calatrava e está na Plaza de Castilla.
É um cilindro dourado de 92 metros e 572 toneladas. O monumento girava quando inaugurado, mas em três meses parou e não foi feita a manutenção, pois o custo é muito alto para a prefeitura.
El Oso y el Madroño

El Oso é a estátua de um urso, símbolo de Madri. O monumento de pedra e bronze apoia as patas no arbusto, conhecido como madroño, árvore típica da capital, para alcançar a fruta. A escultura do artista plástico espanhol Antonio Navarro Santafé foi entregue a população em 1967. El Oso fica no centro histórico, entre a Calle de Alcalá e Carrera de San Jerónimo, próximo da Puerta del Sol. Pode-se chegar de metrô.
Próximo Post: Plaza Mayor, Mercado San Miguel e Museu de Cera
Comments