top of page

Madri: os diferentes conceitos arquitetônicos - parte 2

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura
Mercado de San Miguel

Vale a visita. Conhecemos o Mercado de San Miguel antes da pandemia. Não conseguimos fazer refeição no local de tão cheio. É muito turístico e tem de tudo, são cerca de 30 bancas com queijos, doces, vinhos, frutos do mar, além de oferecer os famosos tapas espanhóis (aperitivos).

No século 19, os mercados em Madri eram ao ar livre, entretanto em 1835 o mercado de San Miguel foi coberto de acordo com o projeto de Joaquim Henri. Mais tarde, em 1913/16, o arquiteto Alfonso Dubé fez o projeto definitivo.

O mercado fica na Plaza de San Miguel s/n, no centro histórico, próximo da Puerta del Sol e Plaza Mayor. Confirmar os horários.


Inspirado em mercados franceses, o San Miguel tem estrutura de ferro fundido com vidros protetores. Em 2009, foi revitalizado com uma proposta gourmet.


Catedral de Santa Maria Real de Almudena

Este é outro monumento grandioso no centro histórico, próximo ao mercado de San Miguel (480m). Concluída em 1993, a catedral foi consagrada pelo Papa João Paulo II. Vários arquitetos trabalharam no projeto e o resultado foi uma obra em diferentes estilos arquitetônicos: exterior é neoclássico, interior neogótico francês e a cripta é neorromânica.


A construção iniciou em 1883, no reinado de Alfonso XII com o projeto do arquiteto Francisco de Cubas. No local, existia uma antiga mesquita, destruída em 1083 na conquista de Madri.

Na fachada principal, entre as quatro estátuas (San Isidro,Santa Maria de la Cabeza, Santa Teresa de Jesus e San Fernando) está a virgem de La Almudena com 3,30m de altura. São esculturas de Ramón Chaparro. No balcão de dentro, outras estátuas representam os quatro evangelistas.



O interior é caracterizado por uma decoração colorida com teto e vitrais em cores vivas. No altar maior a virgem de La Almudena, padroeira da cidade, foi talhada em pinho dourado e policromada.


Não conhecemos o museu da catedral por falta de tempo. São doze salas e o ingresso inclui a subida à cúpula. Fomos de carro, mas o metrô leva até lá. A estação Ópera é a mais próxima.


Museu de Cera

O museu de cera de Madri é uma viagem no tempo com a presença de muitos personagens da história.

São dois pisos que somam dois mil metros quadrados, onde mais de 450 bonecos de cera, em diferentes ambientes, contam episódios de uma época e representam os esportes, o cinema, música e artes.

Na maioria, são bonecos bem feitos com cabelo natural, mostrando rugas e bem vestidos. Outros não são uma cópia fiel e deixam a desejar como o Rei Pelé.

Inaugurado em 1972 o museu fica no Paseo de Recoletos, 41 junto a Plaza de Colón (120m). Confirmar os novos valores de ingresso e horários no site oficial: museoceramadrid.com



Próximo Post:

- Estação de trem Atocha

- Cidade de Aranjuez e o Palácio Real

- Museu Reina Sofia

Comentarios


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page