Nossa Senhora de Fátima – A Mãe maior
- Leci Rech
- 10 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2023

Fátima era uma aldeia humilde situada na Serra de Aire, região central de Portugal, que se transformou em um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo, desde a notícia da aparição da Virgem a três pastorinhos: Jacinta, 7 anos; Francisco 9 anos e Lúcia, 10 anos.
Para chegar a Fátima, partindo de Lisboa são 138 km. No nosso caso, locamos um carro no aeroporto e seguimos pela autoestrada A1 Lisboa-Porto, pedagiada.

Junto ao Santuário de Fátima a sensação é de paz. É um local energizante para as pessoas sensíveis.
Todos os meses, no dia 13 da aparição, o local recebe peregrinos que vão pagar suas promessas, acender uma vela ou simplesmente rezar.
São milhões de visitantes por ano.
Conta a história que Nossa Senhora apareceu para as três crianças sobre uma azinheira, enquanto brincavam na propriedade dos pais chamada de Cova da Iria. As aparições eram por volta do meio-dia e ocorriam após dois clarões como se fossem relâmpagos.

A primeira aparição foi no dia 13 de maio de 1917 e assim se seguiram seis meses com aparições nos dias 13. Nossa Senhora pedia sempre que rezassem o terço para que a paz fosse alcançada. Em 13 de outubro na última aparição a Virgem pediu que fosse erguida ali uma capela e falou às crianças que ela era a Senhora do Rosário.


A primeira capelinha das aparições foi erguida em 1919. Hoje, é um local de orações. Está ao lado da árvore da aparição, a Azinheira Grande. Junto está o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também chamado simplesmente de Santuário de Fátima.
Museu de Cera

Outro local bastante visitado é o Museu de Cera de Fátima. São mais de 30 cenários que contam a história das aparições da Virgem. O quadro da aparição de 13 de julho mostra as crianças acompanhadas de outras pessoas do povoado. Nesta aparição Lúcia pede que a Virgem diga quem é e também que faça um milagre, porque ninguém acreditava nas aparições.
O museu de cera fica na Rua Jacinta Marto e está aberto diariamente. Fomos sozinhos sem guias ou tour. Os preços dos ingressos variam de acordo com a idade e compramos na bilheteria local.
Comments