top of page

Portugal: Lisboa

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 31 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de fev. de 2023

Torre de Belém

A Torre de São Vicente de Belém, nas margens do Rio Tejo, era a porta de entrada para a cidade de Lisboa e também servia como defesa contra invasões ou ataques. Foi aqui que começou a história do Brasil. Pedro Alvares Cabral partiu com dez naus e três caravelas.


A torre foi construída entre os anos de 1515 e 1521 pelo arquiteto militar Francisco de Arruda. Teve influência da arte mourisca que pode ser vista nas janelas e cúpulas das torres de vigia. É decorada com cordões torcidos, esculpidos em pedra. A torre durante séculos foi também usada como prisão em celas subterrâneas. Vale a pena subir até o último piso onde se tem a vista para o Rio Tejo e para a zona de Belém. O monumento é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983 e uma das Sete Maravilhas de Portugal. Segunda feira está fechada.


Mosteiro dos Jerônimos

Próximo a Torre de Belém está o Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiro dos Jerônimos do século XVI. Em estilo arquitetônico manuelino com elementos góticos e do renascimento, foi construído em rocha calcária a partir de 1502, a pedido do rei Dom Manuel I. Entre os arquitetos que ali trabalharam está Diogo Boitaca. Ali estão os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões.

O Mosteiro dos Jerônimos é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está localizado na Praça do Império, 1400 no Bairro Belém. Deixe bastante tempo para essa visita.


Pastéis de Belém

Os pastéis de nata ou mais conhecidos como pastéis de Belém são muito populares. Conta a história que a receita teria vindo do vizinho Mosteiro dos Jerônimos. Eram vendidos pelos clérigos desde 1834. A receita original é mantida em segredo desde 1837 pela Fábrica de Pastéis de Belém, Rua de Belém, 84. Normalmente são produzidos uma média de 21 mil pasteis diariamente. É ponto turístico de Lisboa e está sempre lotado, mas não deixe de experimentar esta delícia portuguesa.


Museu dos Coches

O Museu Nacional dos Coches está em novo edifício, inaugurado, em 2015, no Bairro Belém, na Praça Afonso de Albuquerque. A coleção é única no mundo e foi aberta ao público em 1905. Ali estão coches, carruagens reais de diferentes séculos, liteiras e cadeirinhas, utilizados pela corte portuguesa. As peças com talhas douradas nos remetem a era dos Descobrimentos.


Bairro Alfama - Lisboa

Alfama é um dos bairros mais antigos de Lisboa, seu nome veio do árabe. Muito famoso por seu casario, Alfama é um charme, com janelas cheias de flores e roupas penduradas. São modelos perfeitos para serem pintados em quadros, perpetuando assim a beleza do local.


O terremoto de 1755 arrasou Lisboa, mas o Bairro Alfama foi poupado por estar localizado na parte alta da cidade. Nas estreitas ruelas há restaurantes e lojas de artesanato.


Também estão no bairro a Catedral da Sé, o Museu de Artes Decorativas Portuguesas, no Largo das Portas do Sol, 2 e o Museu do Fado no Largo do Chafariz de Dentro, 1.




As subidas e descidas no Bairro Alfama podem ser feitas de bonde. Passa por ali o bonde elétrico E28, uma atração turística. Os bondes de Lisboa datam de 1930. As ruas estreitas e as curvas apertadas não impedem o desfile do bondinho. Programe o melhor horário, porque é bem disputado pelos turistas. Tome cuidado com coisas de valor, pois os batedores de carteiras estão sempre atentos por ali, visando os desprevenidos.


Café A Brasileira

O Café A Brasileira é uma opção de passeio que recomento. Inicialmente pela beleza do Café que é de 1905 em estilos Art Déco e Art Nouveau. Outro motivo da visita é para encontrar na frente do café, na calçada, um dos mais importantes poetas de Portugal: Fernando Pessoa. O escritor do modernismo português, que aparece na literatura com heterônimos diversos, está ali numa escultura em bronze. Ele era assíduo do café.


O Café A Brasileira é uma atração da cidade, no Bairro do Chiado na Rua Garret, 122. Vale a visita pelo menos para uma foto com Fernando Pessoa.



Visite ainda:

Castelo de São Jorge e volte caminhando pelas ruelas estreitas do Bairro Alfama

Casa dos Bicos

Padrão de Descobrimentos

Rua Áurea conhecida como Rua do Ouro

Praça do Comércio, antigo Terreiro do Paço

Oceanário de Lisboa

A noite – uma Casa de Fados

Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page