Portugal: Óbidos, Alcobaça e Batalha - testemunhas de um tempo - 2
- Leci Rech
- 24 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2023
Óbidos

A partir de Lisboa seguimos para o norte de Portugal. Locamos um carro no aeroporto e tomamos a autoestrada A-8 para Óbidos, distante 90 quilômetros. De longe já se pode ver a pequena cidade amuralhada com seu castelo e casas brancas.
Foto: Juliana Rizério
Óbidos, a cidade medieval, ainda guarda suas ruas estreitas com calçamento que testemunham um tempo distante. As casas brancas são enfeitadas com flores e muitas delas transformadas em espaços para a venda de souvenirs.

Andar pelas muralhas da época romana é uma aventura e tanto. O nome Óbidos vem do romano ópido que significa cidade fortificada. Muito popular, Óbidos se tornou um destino que atrai um número enorme de turistas, por isso chegar cedo pode garantir um passeio sem tumultos e com melhores fotos.
Foto: Juliana Rizério
Alcobaça

De Óbidos seguimos para Alcobaça, cidade do distrito de Leiria, cerca de 38 quilômetros. Saindo de Lisboa pela autoestrada A-8, pedagiada fomos até Óbidos, depois seguimos para Alcobaça pela N-8.
A atração do lugar é sem dúvida o Mosteiro e a Abadia de Alcobaça, hoje Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Os dois foram construídos em épocas diferentes. Chamado de Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi erguido em 1153 e a Igreja vinte e cinco anos depois.

A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou apenas Abadia de Alcobaça é uma igreja do século XII, um exemplo de arquitetura do estilo gótico português. É composta pela nave principal e pelo transepto, onde estão os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro e de onde dá acesso ao mosteiro.

Os reis portugueses D.Pedro e D. Inês tem uma história impressionante de amor. Já abordamos aqui no post Portugal: Sintra e Montemor-o-Velho – testemunhas de um tempo. Foi no castelo de Montemor-o-Velho que o pai de D.Pedro decidiu pela morte de Inês que foi assassinada e depois coroada rainha de Portugal.
Batalha
A partir de Alcobaça a viagem para Batalha é curta, apenas 24 quilômetros. Mas é preciso se informar sobre os caminhos a seguir. Batalha é uma vila portuguesa do distrito de Leiria que recebe muitos turistas, especialmente para visitar o Mosteiro da Batalha.
Foi o rei Dom João I que mandou construir o mosteiro em agradecimento a Virgem pela vitória dos portugueses na Batalha de Aljubarrota em 14 de agosto de 1385. Nuno Alvares Pereira inovou a tática militar e seus homens de armas apeados venceram a poderosa cavalaria invasora do reino de Castela, o qual reivindicava o trono português. A vitória assegurou a independência de Portugal e o trono a Dom João I.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha tem estilo gótico predominante, o manuelino e breve renascentismo, isso porque as obras tiveram várias fases. Sua construção iniciou em 1387 e só chegou ao final em 1563. A arquitetura é primorosa e impressiona o visitante. É como se fosse um jogo de rendas feito em calcário.
O Mosteiro da Batalha foi doado a Ordem de São Domingos por Dom João I. Desde 1983 este monumento nacional integra a lista da Unesco de Patrimônio da Humanidade.
Comments