Olímpia: Thermas dos Laranjais - um paraíso de águas quentes
- Leci Rech
- 7 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Olímpia é uma estância turística ao norte do estado de São Paulo, distante 438 quilômetros da capital, saindo pela Rodovia Bandeirantes e seguindo depois pela Washington Luiz, num percurso de cinco horas. Este passeio foi feito antes da pandemia. Agora é preciso seguir as regras e a lotação foi reduzida em 50%.

A cidade recebe todos os anos milhares de turistas atraídos pelo Parque Aquático Thermas dos Laranjais, considerado um dos mais importantes centros de lazer da América Latina e está entre os mais visitados do mundo. O parque foi construído em um terreno de mais de 300 mil metros quadrados em meio a Mata Atlântica.

Ficamos no Thermas de Olímpia Resort – Avenida do Folclore, 1543 Bairro Santa Efigênia. Isso nos permitiu acesso diário ao parque com ingresso incluso em horários diferenciados. A partir das 10 horas a circulação é grande, o que dificulta entrada nos brinquedos. São filas longas.

Com mais de 50 atrações com água quente natural, o parque conta com vários toboáguas (Crazy, Everest) com pistas de diferentes alturas, entre eles está o toboágua que desemboca no Rio Lento com 300 metros de percurso e uma leve corredeira com água a 40 graus.
A tirolesa é outra atração voltada ao público radical. Segura firme e vai sem cair, porque a piscina tem profundidade de 2,20m.

No Poço dos Bandeirantes pode-se banhar com água medicinal do Aquífero Guarani a mais de 40 graus. Difícil é permanecer muito tempo no poço, a água é bem quente, mas revigorante.

São muitas as atrações, cito apenas algumas. O Rio Selvagem vale muito a pena, super divertido, é banho certo. Já a Piscina Maluca exige equilíbrio, porque apresenta prova de obstáculos flutuantes. Para chegar do outro lado é preciso manter o corpo em posição estável em cima das boias e não vale cair na água.
A Prainha é especial, mas fique atento, pegar uma mesa no local, ou espaço para estender uma toalha na areia e tomar sol é tarefa difícil. Tem que chegar cedo. É uma praia artificial com piscina de ondas (Mar Azul) muito disputada.

As piscinas a base de sal, que não afundam, nos remetem ao Mar Morto na Ásia, um lago salgado que permite a flutuação pela hipersalinidade. Procure no parque por piscinas Ressurgências.
Entre as atrações estão ainda uma fazendinha e um mini zoológico com mais de 40 espécies.

Olímpia também é chamada de Capital Nacional do Folclore.
A cultura popular da cidade está representada pelo patrimônio instalado no Museu de História e Folclore Maria Olímpia – Rua David de Oliveira, 89.
São milhares de peças que tornam o acervo do museu importante e muito procurado por estudiosos e pesquisadores.

A peça mais antiga do museu é uma locomotiva inglesa de 1892. A maria-fumaça fez a ligação do município de Olímpia com o resto do país de 1940 a 1950.
Você pode conhecer ainda:
- Hot Beach Olímpia
- Vale dos Dinossauros
- Praia do Mirante
Comments