Orleans/SC: o passado é presente no Museu ao Ar Livre
- Leci Rech
- 29 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Museu ao Ar Livre Princesa Isabel

Andar entre as árvores, contornar o lago, entrar na estrebaria, correr até a olaria e passar na ferraria, ou quem sabe, bater o sino da velha capela. Acredite você estará em um museu, voltando a um passado que está muito presente na cidade de Orleans no sul de Santa Catarina.


O passeio é imperdível. Na recepção você vai receber um guia de visitação para percorrer 13 instalações, feitas em madeira, que mostram as fases da colonização, um referencial da cultura do povo de Orleans. O museu foi idealizado pelo Pe. João Leonir Dall’Alba em 1974 e instalado em uma área de 20 mil metros quadrados.

O espaço preserva as técnicas de trabalho dos colonos e imigrantes que aqui chegaram em fins do século XIX. O engenho para a fabricação da farinha de mandioca já era uma modernidade. Antes dele tudo era feito manualmente, desde ralar a mandioca até secar a farinha.

A cozinha era de chão batido para evitar os incêndios.

Na marcenaria estão as máquinas para o beneficiamento da madeira que serviria para fabricação das casas, móveis e utensílios.
As máquinas feitas pelos filhos e netos dos imigrantes eram acionadas por meio da roda d’água.
Na tecelagem eram fabricados os tecidos, desde a preparação do algodão bruto para fazer o fio. Tudo era fabricado em teares, como as roupas do vestuário, colchas, mantas, cobertores, lençóis e toalhas.
Interessante é o monjolo de quatro pilões. O monjolo é uma máquina hidráulica para beneficiamento e moagem de grãos. O equipamento substituiu a mão-de-obra que utilizava o pilão para triturar grãos de milho. Aqui era usada a energia da roda d’água.

Inaugurado em 1980, o museu mantido pela Febave (Fundação Educacional Barriga Verde) é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e recebeu a certificação de Patrimônio Cultural Brasileiro em 2019. Fotos: A. Linus Rech
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel está aberto ao público de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Aos sábados e domingos das 9h às 18h. Fica na Rua Padre João Leonir Dall’Alba, 441 Bairro Murialdo.
Próximo Post: Bolívia
Comments