top of page

São Paulo comemora os 468 anos da cidade

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 23 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Quando a cidade de São Paulo comemora seus 468 anos, é importante entender a história da capital paulista. Para isso é preciso conhecer, visitando seus pontos turísticos.

Oscar Niemeyer deixou sua marca para a história da cidade com seu projeto arquitetônico, também conhecido como a esquina da América Latina em São Paulo.


O Memorial da América Latina é um centro de cultura localizado na Barra Funda, bairro próximo da estação de metrô. Inaugurado em 1989, o espaço de mais de 84 mil metros quadrados abriga expressões artísticas do continente Sul-Americano. A mão aberta traz em sua palma o mapa da América Latina em baixo relevo. Vale uma visita, é gratuita.


Outro local emblemático da cidade e que merece a visita é o Autódromo José Carlos Pace, popularmente chamado de Interlagos. Grandes nomes já passaram por suas pistas e o circuito, inaugurado em 1938, tem muitas histórias pra contar. O autódromo é um marco do automobilismo no Brasil. Fica no distrito de Cidade Dutra na Av. Senador Teotônio Vilela, 261. O circuito tem 15 curvas e mais de quatro mil metros.


São muitos os locais interessantes que valem a pena conhecer em São Paulo. Aos domingos às 10 horas, missa com cantos gregorianos é realizada no Mosteiro de São Bento no centro da cidade. O som de um grande órgão acompanha o canto litúrgico em latim da Igreja Católica. O órgão com mais de seis mil tubos, fabricado na Alemanha foi inaugurado em 1954 durante as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de São Paulo.




Uma passada na Rua Vergueiro no Bairro Paraíso e vocês sairão encantados com a Catedral Ortodoxa e suas cúpulas revestidas em metal dourado. Este será o próximo post, o interior é belíssimo e cheio de histórias.


E já que estamos falando do aniversário de São Paulo é impossível deixar de falar ou mesmo repetir que a história da capital de São Paulo iniciou no Pateo do Collégio. Nesse local, surgiu a primeira construção que formaria o núcleo de catequização dos indígenas, por determinação de Portugal e da Companhia de Jesus. Eram 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e Pe. Manoel da Nóbrega. Assim iniciou a cidade de São Paulo, fundada em 25 de janeiro de 1554.



Próximo Post:

Catedral Metropolitana Ortodoxa - São Paulo

留言


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page