top of page

Tailândia: mãos de mestres enriqueceram os templos de Chiang Mai

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 30 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de ago. de 2023

Quando você for à Tailândia, não fique somente na capital Bangkok. Vale a pena subir e conhecer lugares especiais como Chiang Mai, cidade da Tailândia, chamada de Rosa do Norte. Ela guarda uma das maiores riquezas arquitetônicas e esculturais com detalhes de impressionar.

Chiang Mai é capital cultural e espiritual. Existem lá mais de 300 templos budistas, para enlouquecer qualquer turista, entre eles o mais encantador: Wat Sri Suphan (The Silver Temple), ou ainda o Templo de Prata.


Wat Sri Suphan é um dos templos mais antigos da cidade. Foi construído no séc. XVI, em 1501 para servir como templo de uma vila de ourives - distrito de Wualai - que abrigava trabalhadores em ourivesaria. Na época, durante a Dinastia Mangrai, reinava o 11º governante do Reino de Lanna. O rei Phra Muang Kaew ficou no trono de 1495 até 1525. Chiang Mai, fundada em 1296, era a capital do Reino de Lanna, território que incluía a Birmânia.


A decoração do templo com esculturas em prata é um trabalho minucioso feito por mãos habilidosas de monges e artesãos. Para estar sempre brilhando, recebe coberturas de tempos em tempos. Atualmente, somente as estátuas de Buda e o interior do templo são de prata pura. O restante, exposto ao tempo, recebe cobertura de metais como níquel, zinco e alumínio.


A riqueza de detalhes é tão significativa que existe uma preocupação com o desgaste e a falta de mão-de-obra especializada.

Para assegurar a preservação do Templo de Prata, monges e pessoas da comunidade recebem treinamentos, voltados a essa arte milenar. Eles aprendem a técnica de entalhar a prata.




O templo tem estilo Lanna, também chamado de arquitetura clássica tailandesa. Nesse estilo, os telhados têm várias camadas e são íngremes. As janelas e portas são pequenas com pouca entrada de luz. O Reino de Lanna quer dizer Reino de Milhões de Campos de Arroz e durou cinco séculos - do XIII ao XVIII, um período de grande desenvolvimento cultural.




O templo fica no Mueang District, ao sul da Cidade Antiga (Old City) fora das muralhas – 100 Wua Lai Rd Chiang Mai. A visitação na área externa é gratuita, das 6h às 21 horas, diariamente. Para entrar no templo o ingresso era 50 baht em nov/2023. Não esqueça: necessárias roupas adequadas para circular no complexo. Mas atenção, a entrada de mulheres não é permitida. Veja a placa: Man only.


Interior do Templo de Prata - Foto: A. Linus Rech


Próximo Post - Tailândia

Wat Phra Singh (Golden Temple) Templo de Ouro de Chiang Mai



Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page