Tailândia: mãos de mestres enriqueceram os templos de Chiang Mai - parte 2
- Leci Rech
- 6 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Wat Phra Singh Voramahavihara
No post anterior falamos sobre o Templo de Prata. Neste está a outra joia de Chiang Mai. Passeio imperdível. Wat Phra Singh é um dos templos mais importantes entre centenas de templos budistas da cidade. É também chamado de Templo de Ouro ou Templo do Buda Leão. Singh em tailandês significa leão.

Foto: A. Linus Rech

A construção da primeira estrutura do complexo Wat Phra Singh iniciou em 1345, quando reinava Phayu da 5ª dinastia Mangrai, época em que Chiang Mai era capital do Reino de Lanna. Inicialmente, foi levantado um chedi – stupa com formato de torre geralmente cônica – para colocar as cinzas do Rei Kham Fu. O complexo era chamado Wat Li Chiang Phra.

Em 1367, o complexo passa a se chamar Wat Phra Singh, quando é colocada a estátua de Buda na Sala de Meditação do Viharn Lai Kham. É um Buda de ouro cercado de muita riqueza em espaço com colunas redondas que sustentam o teto vermelho. A origem do Singh Buddha é desconhecida. De acordo com algumas crenças, a imagem surgiu no Sri Lanka, mas considerando o estilo acredita-se que tenha sido fundida em Chiang Mai.

Os birmaneses governaram Lanna entre 1578 a 1774, quando o complexo de templos foi abandonado. Nesse período os prédios sofreram grave degradação. Em 1782, quando o Rei Kawila subiu ao trono, o Wat Phra Singh foi restaurado. No complexo, os edifícios seguem a arquitetura clássica do estilo Lanna.

O Viharn Luang é o maior prédio do complexo. O viharn original é do século 19, e foi substituído, em 1925, pelo atual todo ornamentado em ouro. A madeira teca dá ao templo a cor ocre. A árvore tectona grandis é nativa da Ásia e sua madeira (teca) é muito resistente às agressões do tempo. O telhado é feito em camadas e suas bordas inferiores tem uma decoração que lembra pássaros.

O viharn (tipo de mosteiro) abriga a imagem de Buda em ouro e cobre. É chamado de Phra Chao Thong Tip. Nas paredes laterais se vê quadros que mostram cenas da história de Chiang Mai.

O templo é guardado por nagas de pedra (uma grande cobra real). Segundo a mitologia budista essas são as serpentes mais poderosas.

As stupas, que lembram pilares brancos, são uma característica do estilo Lanna.
Wat Phra Singh está localizado na Cidade Velha e tem entrada gratuita para circular no complexo. Para entrar no viharn principal – o maior prédio dourado é preciso adquirir ingresso - 50 baht em 2022.
Próximo Post:
- Chiang Mai: Muralha e Night Bazaar
ความคิดเห็น