top of page

Tailândia: onde os templos e a natureza escreveram sua história - Parte 2

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 15 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

No primeiro post sobre a Tailândia abordamos Ayutthaya, a segunda capital do Reino do Sião, fundada em 1350 e destruída pelo exército da Birmânia atual Myanmar.

Os templos em Ayutthaya são distantes um do outro, por isso optamos por um tour privado, feito por uma agência indicada pelo hotel. Foi tranquilo, tudo pelo WhatsApp sem burocracias. São 80 quilômetros de Bangkok. Ônibus ou vans saem do terminal da Mo Chit Bus Station e os trens da Estação Ferroviária Hua Lamphong.


Wat Mahathat

Para uma visita de um dia foi preciso escolher, porque são mais de 1500 monumentos históricos na cidade. Iniciamos o passeio pelo Wat Mahathat. Em tempo: a palavra Wat significa templo.


O sítio faz parte do Parque Histórico do Patrimônio Mundial de Ayutthaya. Também conhecido como Mosteiro da Grande Relíquia, o templo Mahathat segue o conceito Khmer de construção. A arquitetura inspirada nos templos da Índia segue o estilo clássico do Império Khmer – termo usado para se referir ao Camboja dos séculos 9 ao 15. O templo-montanha é uma característica dessa arquitetura. A entrada é para o leste.


O Wat Mahathat foi construído com laterite, um tipo de rocha rica em hidróxido de ferro e alumínio. Este material substituía o arenito. Também eram usados tijolos, reforçados com estuque.

Historiadores indicam a construção do templo no ano de 1374 da Era Cristã, no reinado do rei Borommaracha I e concluído no reinado de Ramesuan.



Buddha in a Tree – a cabeça de Buda envolvida pelas raízes de uma árvore é a grande atração desse local.

Pouco se sabe como isso ocorreu. O que existem são suposições que levam aos ataques birmaneses. A cabeça decapitada teria rolado no chão, onde acabou sendo envolvida pela árvore ao longo dos anos.


Wat Phra Si Sanphet

É um conjunto de torres brancas chamadas de chedis. O monumento com três chedis está entre os mais importantes de Ayutthaya. Ocupa um espaço dentro das muralhas do antigo Palácio Real. É Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Os chedis ou stupas tem forma sinos, geralmente são torres cônicas. É uma importante forma de arquitetura budista.


Os chedis guardavam as cinzas dos reis da cidade. O Wat Phra Si Sanphet serviu de inspiração para a construção do Wat Phra Kaew junto ao Grand Palace em Bangkok.

Ingresso em outubro 2022 = 50 Baht


Foto: A. Linus Rech



Wat Phra Mongkhon Bophit

Este templo fica ao lado do Wat Si Sanphet. Seu nome significa Buda da Sagrada e Extremamente Auspiciosa Reverência. Construído em 1538, o templo foi danificado pelos birmaneses durante os ataques a Ayutthaya.

Na década de 1920, o local foi restaurado e construído um novo prédio. A estátua de Buda, no seu interior, é uma das maiores da Tailândia com 12,5m. Foi feita em bronze e revestida de ouro em 1990. Detalhe: uma das mãos está voltada para baixo.


Wat Chai Watthana Ram

Situado as margens do rio Chao Phraya, o complexo é formado por uma plataforma central, circundado por oito stupas ou chedis (torres cônicas).


Vale ressaltar que existem oito tipos diferentes de stupas. Sua construção obedece as técnicas e sabedorias milenar do budismo. Tem base quadrada e acima está assentada uma abóboda. É uma representação simbólica da mente de Buda.


Após a sua destruição pelos birmaneses em 1767, o complexo de templos foi restaurado pelo Departamento de Belas Artes em 1987 e reaberto ao público cinco anos mais tarde.

Wat Yai Chaya Mongkol

O complexo desse sítio era chamado de Wat Yai ou Wat Pa Kaew ou ainda Wat Chai Tai. Foi somente em 1957 que recebeu o nome atual. Quando Ayutthaya foi estabelecida como capital em 1350, o rei U-Thong como era conhecido o rei Ramathibodee I, proclamou o templo.

Foi sede de patriarcas budistas e dos monges da Aranyavasi School.



O Wat Mongkol também ficou conhecido como o Grande Templo da Vitoria Auspiciosa em referência a vitória dos siameses contra birmaneses em 1593. A luta foi nas costas de elefantes, quando o príncipe da Birmânia morreu em combate.


Para comemorar a vitória, o templo foi reconstruído pelo Rei Naresuan, o Grande.



É destaque do complexo a sequência de estátuas de Buda que rodeiam o chedi de mais de 60 metros de altura.


Próximo post:

- Bangkok e seus templos






Yorumlar


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page