Termas do Gravatal/ SC: descanso e relaxamento ao turista
- Leci Rech
- 7 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Termas do Gravatal é um complexo hidrotermal no sul do estado de Santa Catarina, a 160 km de Florianópolis, seguindo pela BR-101 até Tubarão, onde se toma a SC-370 por mais 20 quilômetros.

Gravatal tem boa infraestrutura hoteleira para atender o turista. Grande parte dos hotéis tem quartos com banheiras de hidromassagem e água termal que chega bem quente para um banho relaxante.

Em Gravatal a água verte de uma fenda de 6,7m de profundidade e absorve propriedades até chegar à superfície a quase 37 graus. Suas características terapêuticas se devem ao flúor e lítio. A água mineral foi premiada, em 2017, como a segunda melhor do mundo para beber. A premiação foi durante a Termatalia – Feira Intl. de Turismo Termal, Saúde e Bem Estar na Itália.

Segundo dados históricos, os índios xoklengs que andaram por estas terras já sabiam dessas fontes de águas termais e minerais. Quando eles se instalaram aqui, chamaram o local de Tataywarê por causa das bromélias com flores vermelhas que encontraram. Agora o Mirante Tataywarê, em São Miguel, presta a homenagem a esses habitantes e contam a história de Gravatal. Tataywarê significa fogo no céu.

Junto ao portal, um monumento de alvenaria no centro da praça faz alusão à planta que deu o nome a cidade: a bromélia gravatá de cor avermelhada, típica da região.
Mas não pensem que é um passeio fácil. O caminho é cheio de curvas, estreito, chão batido e sem proteção, o que exige cuidados do motorista.
Ainda no Morro São Miguel na Estrada Geral do Mirante está a gruta de Nossa Senhora da Saúde.
Pedras enormes, sobrepostas, dão beleza ao rústico espaço espiritual. É uma formação rochosa natural. Placas indicam como chegar na gruta que fica a quatro quilômetros do centro na comunidade de São Miguel.

Descendo o morro e seguindo em direção ao centro da cidade pela SC- 370, o monumento às águas termais indica que chegamos ao centro de Gravatal. O pórtico Vereador Nereu Scremin é uma escultura metálica com arcos que representam a irradiação que emana para os quatro cantos do mundo. É um monumento à água, riqueza que brota do solo. A cor verde dos arcos representa as matas.
Castelo Palace Hotel
Por indicação de moradores, almoçamos no Castelo Palace Hotel, Av. Pedro Zapelini - 197. É um prédio gracioso com jeito de residência real. Vale a visita pelo estilo arquitetônico.
Não ficamos nesse hotel, apenas almoçamos. Valeu a sugestão. Fica aberto diariamente com buffet e a la carte. O hotel já completou 20 anos.

Ficamos no Hotel Termas do Lago – Rua Ledovino Rigotti, 2495. No quarto, uma banheira de hidromassagem recebe água termal quentinha para um bom banho relaxante. Para as refeições optamos pelo sistema all inclusive. A paisagem também merece destaque.

Este hotel fica próximo do Aquativo, um parque aquático bastante simples e pequeno, mas vale a pena para as crianças. É um parque aquático hidrotermal.
Próximo post:
- Santuário do Sagrado Coração de Jesus
- Capela de São Sebastião
- Passeio de charrete
Comments