Termas do Gravatal/ SC: descanso e relaxamento ao turista - parte II
- Leci Rech
- 4 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Termas do Gravatal - além de atrair o turista por suas águas para uso terapêutico, têm também grutas, capelas e santuário para aqueles que se interessam pelo turismo religioso.

Capela de São Sebastião

A capela também chamada de igreja de São Sebastião foi o primeiro templo religioso do município. Foi construída pelos açorianos vindos da Colônia de Santo Antônio dos Anjos de Laguna. Em 1842, João Martins de Souza, imigrante português chegou à região e tomou a iniciativa de erguer a capela.

A Capela de São Sebastião teve também a influência alemã com a chegada dos imigrantes. Um exemplo disso são as obras do artista Hugo Berndt, professor e marceneiro alemão que desenvolveu a habilidade de esculpir a madeira. Lamentei não conseguir ver, porque estava fechada. A capela fica no alto na rodovia SC-370 no bairro Tiradentes a poucos quilômetros do centro de Gravatal.
Igreja Santo Antônio
Na Avenida Pedro Zapelini está outro templo religioso católico, elegante e muito colorido. A arquitetura é simples e moderna. Também é chamada Capela Sto. Antonio.

O projeto da igreja ocupou uma área de 675 metros quadrados e a planta mostra a forma de um quarto de círculo.

O campanário está atrás do presbitério (espaço que antecede o altar-mor) e serve de apoio para as treliças metálicas da cobertura.

Em seu interior, a igreja guarda como lembrança um tijolo da antiga Capela de Santo Antônio. Ela foi derrubada por ser muito pequena para abrigar o grande número de fieis que procurava o templo católico.

Santuário do Sagrado Coração de Jesus
O santuário começou a ser construído em 1972 e em fins de 1975 foi inaugurado. Fica na rua Eng. Annes Gualberto na Praça do Santuário.

Dados históricos indicam que o terreno para a construção da igreja foi doado por Thomázia Anna de Jesus, casada com João Martins de Souza, imigrante português que iniciou a colonização da cidade.
O Sagrado Coração de Jesus é padroeiro de Gravatal.

Na sua simplicidade é possível encontrar trabalhos do artista plástico alemão Hans Veit, painéis de azulejos coloridos, vitrais, além de um carrilhão eletrônico com 16 sinos.
Passeio de Charrete
Uma carroça muito colorida, cheia de penduricalhos, desfila pelas ruas de Gravatal. O carroceiro vai conversando animado, conta histórias da cidade e parece gostar do seu trabalho.

O passeio é rápido, mas divertido. A recepcionista do hotel avisou que alguns turistas tinham interesse no passeio e com hora marcada a charrete, como a chamam, vai encostando na portaria do hotel. Para quem preferir fazer contato direto, o celular do condutor é (48)9.9958.0400.
Pedra do Índio
Por questão de tempo e horários não conseguimos ir até a Pedra do Índio. Lamentei, mas ficou para uma próxima oportunidade. Tivemos poucas informações, somente algumas placas indicativas. Ainda falta muita infraestrutura para o turista.
Comments