África do Sul tem uma das 7 maravilhas da natureza
- Leci Rech
- 21 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2023
Cidade Do Cabo (Cape Town)
Este é o último post sobre a África do Sul, oportunidade para agradecer a colaboração da nossa parceira de muitas viagens Juliana Rizerio que prontamente cedeu seus materiais, fotos e informações. Foi muito importante e enriqueceu nosso blog.

A Cidade do Cabo é uma cidade portuária em uma península ao pé de uma das maravilhas da natureza: The Table Mountain, ou ainda, a Montanha da Mesa. É a segunda maior cidade da África do Sul e capital legislativa do país, onde está o Parlamento Nacional.

A Montanha da Mesa é a maior atração da Cidade do Cabo com uma altura de 1.084m e três km de extensão no topo que é uma superfície sem desníveis como se fosse uma mesa muito grande. Por ser um terreno plano foi possível dotar de boa infraestrutura para o turista com mirantes, restaurantes e lojas.

São várias as formas para chegar a parte mais elevada da Table Mountain, desde um bondinho (para subir e descer há um serviço teleférico com horários determinados) até seguir de carro ou fazendo trilhas a pé. O ônibus turístico é outra alternativa.
Para qualquer opção é preciso adquirir o ingresso. Fica a sete quilômetros da cidade.
A montanha é símbolo da África do Sul e faz parte do Parque Nacional de Table Mountain. Para orgulho da população é também uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

A lista das maravilhas da natureza, encabeçada pela Amazônia, foi criada em 2007 e organizada pela Fundação New7 Wonders com sede na Suíça. Table Mountain aparece em sétimo lugar.
V&A Waterfront
A zona portuária da Cidade do Cabo contava com um porto desde 1860. A área foi revitalizada em 1988 e virou point. Hoje é uma atração turística. A região está bem em frente ao mar.


O Victoria & Alfred Waterfront é um complexo da zona portuária de arquitetura vitoriana, instalado com mais de 450 pontos de vendas, onde estão 400 lojas, entre elas estão grifes famosas como Zara, Gucci, Armani. Tem ainda sete museus, cinema e opções gastronômicas.

V&A – significa Victoria e Alfred. O shopping foi assim chamado em homenagem a rainha Victoria e seu filho o príncipe Alfred.
Cape Wheel

A roda gigante do Waterfront foi inaugurada em 2011. Chama atenção por seus 40 metros de altura e suas 30 cabines fechadas com ar condicionado. O passeio dura quinze minutos. A Cape Wheel é considerada cartão postal e permite uma visão de 360 graus da Cidade do Cabo.

Próximo da Cidade do Cabo estão as vinícolas que colocaram a África do Sul entre as dez maiores produtoras de vinho do mundo. Os primeiros vinhedos foram plantados pelos holandeses no século 17, entretanto a produção se tornou conhecida, apenas em 1994, com o fim do Apartheid. A África do Sul sofreu com o regime de segregação racial por quase 50 anos.

As praias são outra atração desse região. Vale a pena conhecer Boulders Beach, conhecida como a praia dos pinguins, onde vive uma colônia desses animais. Muizenberg chama atenção por suas casinhas coloridas e a Camps Bay Beach, considerada uma das melhores praias da Cidade do Cabo com vista para a Table Mountain.

Próxima da região central, a praia Camps Bay tem boa infraestrutura com bares e restaurantes e um visual de tirar o fôlego. É o melhor lugar para curtir e fotografar os Doze Apóstolos, a formação rochosa da parte de trás da Table Mountain que recebeu esse nome apesar das suas dezessete pontas.
Uma alternativa para conhecer a Cidade do Cabo é fazer um passeio de Red Bus (hop-on hop-off) que faz um tour pelos principais pontos turísticos da cidade. Saída em frente ao Aquarium no V&A Waterfront.
Veja também:
Aquarium Two Oceans – no V&A Waterfront
Nobel Square – no V&A Waterfront - 04 esculturas de ganhadores do Premio Nobel
Kirstenbosch National Botanical Garden – Jardim Botânico de 1913.
Bairro Bo-Kaap – bairro muçulmano com ruas estreitas e casas coloridas.
District Six Museum – com histórias de pessoas expulsas das suas casas e renegadas de sua identidade. Somam mais de 60 mil pessoas.
Robben Island – onde Nelson Mandela ficou preso 18 anos. Passeio de 04 horas.
😊😉