top of page

África - o continente das savanas - Parte 1

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 17 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de mar. de 2023

Estou iniciando uma série de posts sobre a África do Sul. O material me foi dado por uma amiga, colaboradora do blog e companheira de viagens Juliana Rizerio.

Desta vez não fomos juntas, entretanto, gentilmente, ela me cedeu todas as informações e fotos que acredito ser de grande valia para o trabalho que venho desenvolvendo nesse blog.


Joanesburgo

A viagem iniciou em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul que está a 1.753 metros acima do nível do mar. Então cuidado com as datas da viagem: janeiro é chuvoso, enquanto no mês de julho chove pouco.


Vacinas são obrigatórias: contra a febre amarela e covid.



Essa região já foi habitada por nômades. O impulso para o desenvolvimento veio com a descoberta de minas de ouro e diamantes. Hoje, é uma cidade moderna com largas avenidas e edifícios altos. Joanesburgo é o centro financeiro do país.


Soweto

O distrito de Soweto conta a triste história da segregação racial, do Apartheid e da luta de Mandela que viveu no bairro antes de ser preso.

A casa onde Mandela viveu entre os anos de 1946 e 1962, hoje, é um museu que conta a história da sua luta em favor dos negros. O local traz réplicas dos móveis usados durante os seus dois casamentos.


O Museu do Apartheid em Soweto é um testemunho do sistema de discriminação racial, imposto, a partir de 1948, pelo Partido Nacional de minoria branca que assumiu o poder no país. Entre as medidas de repressão estava a Lei Racial que determinava separação de brancos e não-brancos em áreas distintas. O Apartheid durou até 1994, quando foram realizadas eleições democráticas no país.


Orlando Towers é outro ponto turístico em Soweto. São duas torres de concreto de refrigeração de uma antiga usina de energia. Elas foram revitalizadas com pinturas e utilizadas atualmente para a prática de esportes radicais como bungee jump e escalada. As torres tem altura de 100 metros.



Sandton City

Vale a pena conhecer no bairro Sandton a Praça Nelson Mandela, renomeada em 2004. O ativista anti-apartheid e ex-presidente da África do Sul ganhou uma estátua em bronze de seis metros de altura, ponto de parada do turista para fotos.


Compras

A África do Sul é muito rica em artesanato. As feirinhas estão espalhadas. É impossível voltar pra casa sem um souvenir.

Soweto Sandton



Para conhecer os pontos turísticos de Joanesburgo pode ser usado o CitySighseeing Joburg . Conferir o preço do passeio nesse ônibus.


Lion Park / Parque dos Leões

O Lion Park é uma reserva natural e um dos principais pontos turísticos de Joanesburgo. Fica perto da cidade, 60 km e a partir do distrito de Sandton são 25 km. De carro leva 1h30min aproximadamente.


É uma atração imperdível para quem curte natureza e animais selvagens. Lá estão muitos leões, hienas, cães selvagens, zebras, girafas e avestruzes. É um safári pequeno na savana africana. Ainda podem ser vistos gazelas, antílopes, chitas ou guepardos e gnus também conhecidos como bois-cavalos.


Os leões estão em maior número, somam cerca de 70 animais. Os leões brancos são o resultado da mutação genética e por isso são raros.

Na creche ficam os filhotes de leões e onde os turistas batem fotos com os animais, pagando um extra.


Muitas críticas são feitas ao parque porque os animais não estão em seu habitat natural. O passeio pode ser feito em jipe gradeado, guiado por funcionários. Dura 60 minutos. É proibido abrir a janela do carro ou descer. Entretanto o turista pode alimentar as girafas, que são animais herbívoros.


O local tem infraestrutura com restaurantes, lanchonetes e lojinha de souvenirs. Horários: de 2ªf a 6ªf – das 8h30 às 18h. Aos sábados e domingos das 8h às 20 horas.


Próximo post:

Mpumalanga

Parque Nacional Kruger

1 Yorum


Juliana Rizério
Juliana Rizério
22 Eki 2021

Adorei ver as imagens no post! Várias informações que eu não sabia 😊 Ter o conteúdo de uma jornalista tão experiente em viagens é diferente 😉

Beğen

© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page