África - o continente das savanas - Parte 2
- Leci Rech
- 7 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2023
Mpumalanga
Seguimos com o roteiro na África do Sul cedido por Juliana Rizerio para esse blog.

Depois de conhecer Joanesburgo e o Parque dos Leões o próximo destino foi Mpumalanga, nome que significa “a terra do sol nascente”. A província tem como capital Nelspruit. Fica a 420 quilômetros de Joanesburgo.

A hospedagem foi no Destiny Lodge White River que trabalha com o Sistema All Inclusive.
Kruger National Park

A vida selvagem é rica na África do Sul. No Kruger Park você vai encontrar rinocerontes, elefantes, girafas, búfalos, leopardos, hipopótamos, zebras, pássaros e uma flora exuberante.

O parque é uma das maiores reservas onde os animais ficam livres na natureza. É uma área protegida de 19.485 km² e onde se faz o safári mais famoso. O Kruger faz parte da reserva da Biosfera – conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

Homens pré-históricos podem ter estado na região há milhares de anos. O parque, criado em 1926, recebeu esse nome em homenagem a Stephanus Kruger, presidente da República Sul-Africana. A visita foi feita em carro 4x4, conduzido por um guia contratado, mas pode-se fazer o passeio em carro próprio.

O parque tem 10 portões de entrada. As estradas locais são asfaltadas e conservadas. A velocidade máxima é 50 km/h. Existem indicações no parque que informam a localização dos animais, de acordo com as cores.
Na parte sul do parque a população de animais é maior. A hora ideal para fotografar os animais é pela manhã, bem cedo. Mais tarde eles buscam abrigos mais frescos. Os felinos têm hábitos noturnos que podem ser vistos nos safáris realizados a noite.

Nesse habitat está o grupo chamado de Big Five – cinco mamíferos de grande porte. Estão no agrupamento: leões, elefantes, búfalos, leopardos e rinocerontes. O desafio do turista é encontrar essas espécies.
O parque tem boa infraestrutura com campings e bangalôs com cozinha e churrasqueira.
Leve boné, filtro solar, tênis. É indicado o uso de roupas que não chamem atenção dos animais, a cor caqui tem preferência ou tecidos de cor clara. Picadas de insetos são comuns.
Pretória
Voltando de Mpumalanga passa-se por Pretória, a capital administrativa da África do Sul, onde está a sede do poder executivo. São apenas 30 minutos de Joanesburgo.

A cidade, fundada em 1855, é tranquila e arborizada. Os jacarandás estão espalhados em Pretória, por isso é chamada de Cidade dos Jacarandás. A árvore brasileira deixa a paisagem colorida de lilás e amarelo, o que ocorre a partir de outubro. Contam que 50 mil árvores foram trazidas do Rio de Janeiro no século 19.
Union Building
É a sede do gabinete da presidência da África do Sul e residência oficial. O prédio tem duas alas e vários estilos entre eles o vitoriano. Nos níveis mais baixos encontramos arquitetura barroca Edwardian, além do estilo colonial holandês.

A construção em pedra arenosa ou arenito é de 1910, sendo o inglês Herbert Baker o arquiteto responsável pela obra.

As torres de cúpula dupla representam as duas línguas faladas: inglês e africâner. O conjunto arquitetônico é Patrimônio Nacional Sul-africano. Não deixe de ver os jardins do Union Building. O prédio fica na Government Ave.

Em frente a Union Building, Nelson Mandela abraça a nação. A estátua do ex-presidente da África do Sul foi erguida depois de ser montada as 147 peças que vieram da fundição. Em bronze e com nove metros de altura a estátua do ativista anti-apartheid pesa 3,5 toneladas. É motivo de grande circulação de turistas desde 2013.
Delville Wood Memorial
Junto ao Union Building está uma réplica em bronze do Memorial Nacional Sul-Africano Delville Wood.

É um monumento aos mortos na Primeira Guerra Mundial, projetado pelo arquiteto inglês Herbert Baker. As duas figuras que seguram um cavalo de guerra representam os soldados ingleses e africanos que lutaram juntos na França.
Veja também:
Church Square no centro histórico
Monumento: Voortrekker (Patrimônio Nacional)
History Museum
Próximo Post: Rota Panorâmica
Blyde River Canyon
Three Rondavels
Bourke’s Luck Potholes
🙂🙂