Blumenau: no circuito do Vale Europeu
- Leci Rech
- 31 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
O Vale Europeu integra 17 cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre elas está Blumenau, distante 151 quilômetros de Florianópolis, via BR 101.

A cidade é famosa pela Oktoberfest – Festival de Tradições Germânicas, entretanto conhecer a arquitetura de Blumenau é entender a colonização alemã e seu legado, que tem como testemunhas da história as casas em estilo enxaimel. É de encher os olhos.

A técnica enxaimel de construção se baseia na montagem do esqueleto da casa com hastes de madeira em posições vertical, horizontal ou inclinada, encaixadas entre si. Já os espaços são preenchidos com pedras ou tijolos. Tudo muito colorido.
A trajetória da cidade, banhada pelo rio Itajaí-Açu, começou com a chegada de dezessete colonos. Registros históricos mostram que o alemão Hermann Otto Blumenau estabeleceu uma colônia agrícola com imigrantes europeus em 1850.

Outra curiosidade é o rebatimento das edificações nas lajotas da Rua XV de Novembro.
Ali está um conjunto arquitetônico que faz parte do patrimônio histórico da cidade.

Vale uma chegada a prefeitura na Pça. Victor Konder. Inaugurada em 1982, em estilo enxaimel, teve sua arquitetura inspirada nas casas do período colonial. Em frente está a Macuca, primeira locomotiva do município, vinda da Alemanha em 1908. O apelido se deve ao som da caldeira que lembrava o piado da ave Macuco.

Bem próxima da prefeitura está a Praça da Paz, inaugurada em 2006, com seu monumento que simboliza a união de todos os povos.
O trabalho artístico artesanal feito em aço inox tem dois metros de diâmetro. Rende boas fotos.

Outro ponto turístico é a Ponte Aldo Pereira de Andrade ou Ponte de Ferro. Foi construída em 1929 com material importado da Alemanha. Tem 18m de altura e 315m de extensão. Na época a ponte servia de passagem para o trem que ligava Blumenau a Itajaí. Hoje, faz interligação do centro com o Bairro Ponta Aguda, serve a veículos e pedestres.

Estar em Blumenau é também ver de longe a torre da Catedral São Paulo Apóstolo.
Construída com pedras de granito vermelho, tem 45 metros de altura e é embelezada por relógios e três sinos adquiridos em Bochum, cidade da Alemanha.


A igreja católica, de 1958, em estilo moderno, foi construída no local da antiga igreja. O projeto é dos arquitetos, Dominikus Bohm e o filho Gottfried, ambos alemães.
Tem em seu interior vitrais que permitem efeitos de iluminação. No altar o crucifixo em latão, banhado a ouro e uma rosácea com oito metros de diâmetro.
Vila Germânica

É aqui que acontece a Oktoberfest, o Festival de Tradições Germânicas no mês de outubro e que tem como atração a cerveja artesanal no melhor estilo alemão. Na verdade o Parque Vila Germânica é um centro de eventos onde são realizadas as tradicionais festas durante o ano. Fica no Bairro da Velha, rua Alberto Stein, 199.
A Vila Germânica é um lindo ambiente com casas em estilo germânico, que retratam as vilas alemãs. Em dezembro, o parque é transformado em uma Vila de Natal com todos os ingredientes da festa. Imperdível.

Destaque para o Espaço da Neve
Veja também:
Museu dos cristais
Antigo castelinho de Moelmann
Teatro Carlos Gomes
Museu da Cerveja
Via Itoupava (25 km do centro)
Comments