top of page

Bolívia: As lagunas salgadas dão um show de beleza

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 13 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura
Laguna Hedionda

O Salar de Uyuni tem um conjunto de lagoas salgadas que são disputadas pelo turista em busca da melhor foto. A Laguna Hedionda fica em Potosí, próxima a fronteira com o Chile. Está a 4.121 metros de altitude e tem uma profundidade média de 30 cm.


É uma paisagem com muitos flamingos rosa e branco em uma área de três quilômetros quadrados. Laguna Hedionda quer dizer em espanhol lago malcheiroso, por conta do cheiro causado pelo alto teor de enxofre.


Laguna Colorada

É outra lagoa salgada dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, criada em 1973 em Potosí. Está a 4.278 metros de altitude em uma área de 60 km². Profundidade média é de 35 cm. É dita como “uma maravilha natural da Bolívia”. O nome Laguna Colorada se deve a sua cor vermelha, resultado da pigmentação de algas e de sedimentos de cor avermelhada. A laguna se mostra entre o azul e o vermelho como se fosse uma tela trabalhada com uma paleta de cores.


A Laguna Colorada é local de reprodução de flamingos, aves migratórias que chegam nessas águas, ricas em minerais. Três espécies são vistas nas lagunas, entre elas o flamingo-de-james, ameaçado de extinção. Flamingos andinos são mais comuns. Alimentam-se de plânctons, o que lhes dá a coloração rosada.


Laguna Verde

Do verde turquesa ao esmeralda, assim é essa laguna com a imagem que nos remete a uma tela, onde o pintor não economizou nas tintas. Em frente ao vulcão Licancabur com seus 5.916m de altura, a Laguna Verde encanta o turista.

A laguna faz parte da Reserva Nacional Eduardo Avaroa em Potosí, próximo a fronteira chilena. Está a 4.310m de altitude em uma área de 5,2 km². Sua coloração privilegiada é o resultado da presença de minerais, entre eles o magnésio e o arsênico, este último impede a presença de flamingos na laguna.


Geiser Sol de la Mañana

A Bolívia é um local de surpresas. A região dos gêisers é uma área térmica próxima ao Salar de Uyuni, deserto de sal que já abordamos no post passado. O gêiser surge quando a água da superfície penetra no subsolo e encontra rochas vulcânicas muito quentes. A fonte termal entra em erupção e lança no ar um jato de água quente e vapor. Os gêiseres, dependendo da pressão, alcançam alturas que podem ultrapassar a dezenas de metros. O Geiser Sol de la Mañana está a quase 5.000 metros acima do nível do mar.


Águas Termales de Polques

Esta é uma parada para um banho quente com águas de até 35ºC. As piscinas naturais de Polques estão em zona de vulcão na cidade de Chalviri no Dpto. de Potosí. Segundo o site iBolivia.org essas fontes termais são feitas de águas vulcânicas e mineralizadas que brotam da terra.


Próximo Post:

  • Lago Titicaca

  • Copacabana

  • Isla del Sol

Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page