top of page

Chile: as paisagens lunares do Deserto de Atacama

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 3 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mar. de 2023

Inicialmente, quero agradecer a nossa parceira de viagens Juliana Rizério por ter cedido seu material do roteiro feito no Deserto de Atacama, uma colaboração preciosa para o blog Mil e Um Destinos.

A primeira vista conhecer o Deserto de Atacama no norte do Chile pode parecer um passeio com poucas atrações e de custo e benefício muito alto. Mas isso não é verdade. Vale conferir.

Prova está pelos prêmios que vem recebendo da WTA (World Travel Awards) que reconheceu pela segunda vez o Deserto de Atacama como sendo o Melhor Destino Romântico da América do Sul. Esse prêmio veio somar à premiação dada já há vários anos ao Chile que foi eleito em 2021 novamente como o melhor destino sul-americano de turismo aventura. Essa premiação anual de voto popular é considerada o Oscar do Turismo. O Chile já aguarda os próximos prêmios que devem ser anunciados em novembro de 2022.


San Pedro de Atacama é a principal vila nesse deserto, considerado o mais seco do mundo. A cidade a 2.400 metros de altitude também está rodeada por vulcões, salinas e águas termais. Na Avenida Caracoles não passa carro é um Paseo Peatonal, ou seja, somente para pedestres. Nessa rua você encontra restaurantes com música típica ao vivo, lojinhas.



Passear por San Pedro é andar num labirinto de ruelas estreitas.


É o ponto de partida para os passeios no deserto. Raramente chove e as temperaturas podem chegar a zero grau a noite e 40º durante o dia. Então é aconselhável sair preparado para essas loucuras da natureza.


Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Esse tour é básico para quem chega no Atacama por ser um passeio de baixa altitude. As agências fazem os dois vales juntos. Estão próximos de San Pedro, na Cordilheira do Sal, cerca de cinco quilômetros da cidade.

As formações rochosas em diversas cores formam paisagens próximas daquelas encontradas na lua. O Vale da Lua foi declarado Santuário da Natureza e Monumento Natural. Destaque para o paredão chamado de anfiteatro.


O Valle da la Muerte tem formações rochosas que se aproximam de Marte, o Planeta Vermelho, por isso o nome original era chamado de Vale de Marte, mas por conta de pronuncias acabou sendo chamado de Vale da Morte. Contam guias locais que há milhares de anos essa área ficava no fundo do mar. Isso explica ser chamada de Cordilheira do Sal.


Piedras Rojas

Piedras Rojas também chamada de Salar de Águas Calientes apresenta um cenário imperdível no meio do deserto. São formações geológicas de origem vulcânica em tons de vermelho, resultado da oxidação de ferro. Vale pena enfrentar 4.000m de altitude e andar mais de 100 quilômetros a partir de San Pedro para trazer registrada em sua máquina algumas fotos dessa paisagem inigualável.


Lagunas Altiplânicas

São duas atrações e estão próximas. Normalmente as agências fazem os dois passeios no mesmo dia. As Lagunas Miscanti e Miñiques são chamadas de Altiplânicas e estão cerca de 4.200m acima do nível do mar.

O cenário é de lagoas azuis cercadas de vulcões inativos. Elas estão localizadas a mais de 100 quilômetros de San Pedro do Atacama. As lagunas foram formadas pelo degelo que desce da montanha.


Veja ainda:

Salar de Atacama – o maior salar do Chile, fica próximo às lagunas altiplânicas


Próximo Post:

- Geiser El Tatio

- Laguna Cejar

- Salar de Tara


1 Comment


Juliana Rizério
Juliana Rizério
May 09, 2022

😊😊

Like

© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page