top of page

Chile: as paisagens lunares do Deserto de Atacama - Parte 2

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 10 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de mar. de 2023

Gêyser del Tatio

Os Gêyseres del Tatio são famosos por serem um dos maiores campos geotérmicos do hemisfério sul. Eles estão na Cordilheira dos Andes a 98 quilômetros de San Pedro de Atacama e a uma altitude de 4.320 metros sobre o nível do mar. Isso significa que o visitante estará em uma altitude onde há redução de oxigênio, o que pode provocar o mal das alturas chamado “soroche”.

ree

Os gêyseres chilenos alcançam vários metros e estão entre os mais altos do mundo. Existem vários tipos, desde os campos que soltam vapor como fumaça e os que lembram fontes ou colunas, talvez esses sejam os mais bonitos.


ree

O guia explica que a neve derrete da cordilheira e a água desce para as profundezas até os reservatórios de magma (massa no interior da terra), por ser uma região de vulcões. O superaquecimento da água entre 600 e 1200º C, no interior da terra, aumenta a pressão e a água explode com força para a superfície, através de pequenas fendas.


Fique atento para o passeio aos gêiseres, levando roupa para enfrentar o frio, muitas vezes temperaturas negativas. Isso sem falar no horário de saída que as agências costumam fazer, cerca de 4 horas da madrugada.


ree

Como a água sai quente, quando entra em contato com o ar muda seu estado físico de líquido para gasoso e se transforma em vapor. Este fenômeno não tem horário nem data para acontecer, os espaçamentos são irregulares.

O nome gêyser que significa jorrar é de origem islandesa. Há quem defina gêiser como sendo fonte jorrante. No sul da Islândia uma área geotérmica é chamada de Geysir. Por outro lado El Tatio na língua dos quéchuas, povo indígena sul-americano do planalto andino, significa “avô que chora”. Outras fontes indicam El Tatio = o forno.


Laguna Cejar

Um tour pela Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebenquinche é passeio obrigatório no Atacama. As paisagens são surreais.


ree

Essa laguna fica no Salar de Atacama, cerca de 20 kms de San Pedro e está a uma altitude de 2.450 metros - um passeio tranquilo sem o mal das alturas (soroche). É uma lagoa de águas azuis com muito sal cerca de 40 %, o que ultrapassa o Mar Morto com 35%. Esta alta concentração de sal não permite afundar, somente boiar. Entretanto não é permitido ao turista entrar na Laguna Cejar. Ao lado o visitante pode aproveitar a brincadeira de boiar e não afundar na Laguna de Piedra.


Ojos del Salar
ree

Essa é outra maravilha da natureza. São dois lagos de água doce em forma de círculo. Seu formato originou a nome, ou seja, ojos = olhos. Está a 11 kms da Laguna Cejar.


Laguna Tebinquinche
ree

Próximo de Ojos del Salar, cerca de 04 kms, a paisagem se modifica. Essa laguna se diferencia das demais pela presença dos blocos de sal na água. Não se pode mergulhar, mas as fotos compensam qualquer viagem. Junto da Laguna Tebinquinche se tem a vista do Vulcão Lincancabur. Para as lagunas é exigido taxa de visitação. Como o sol é muito forte em determinados horários não esqueçam de um boné, óculos de sol, protetor solar e água.


Salar de Tara
ree

Vegetação Parra Brava


Esse é um passeio completo, tem de tudo: formações rochosas, vulcões, lagoas, uma estranha vegetação e animais que vão surpreender você.


ree

No caminho um encontro inusitado, os burros andam soltos e livres do árduo trabalho do transporte da produção de salitre de outros tempos.


A estrada no início da viagem é asfaltada, mas depois é terra de chão mesmo, além de perigosa para os motoristas desavisados que podem atolar. São 130 quilômetros distante de San Pedro de Atacama.


ree

O Salar de Tara é imperdível é um passeio com muitas surpresas. O turista vai enfrentar temperaturas extremas e muito vento a uma altitude de mais de 4.000 metros. A área pertence a Reserva Nacional dos Flamingos, o que pode garantir avistar essas aves rosadas desfilando na paisagem.



ree

As cores vão se modificando a todo momento, assim como o cenário. As formações rochosas se apresentam em diferentes formatos.


Esses paredões de pedra que a natureza se encarregou de esculpir são chamados de catedrais.


Veja ainda: Monge de la Pacana ou Pedra do Índio.



Retornando a San Pedro veja ainda:

Iglesia de San Pedro – Monumento Nacional

Termas Puritama – 35 kms - propriedades medicinais

Museu Arqueológico Gustavo Le Paige - centro

Feira de Artesanato em frente à praça

Pukará de Quitor – sitio arqueológico pré–colombiano a 03 km.

Comentários


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page