Fortaleza de São José da Ponta Grossa
- Leci Rech
- 11 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Para quem visita Florianópolis, uma dica de passeio ao ar livre com lindas paisagens é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Seguindo para o norte da ilha, chega-se a Praia de Jurerê e a partir daí as placas indicam como chegar.

Fomos de carro e depois de estacionar a caminhada é curta em uma trilha com calçamento.
O sistema defensivo da ilha foi construído no século XVIII e entre as construções está esta fortaleza, na encosta do morro da Ponta Grossa entre as praias do Forte e de Jurerê a 25 quilômetros do centro de Florianópolis.
A construção do conjunto arquitetônico, circulado por muralhas iniciou em 1740. E durante décadas ficou abandonado. A primeira vez que visitei o local foi na década de 70 e estava transformado em ruínas.
Em 1938 foi tombado como Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Entretanto somente nas décadas de 1970 e 1980 começaram os trabalhos de restauração, o que foi concluído quase vinte anos depois.

A fortaleza foi idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Paes, engenheiro militar português e Primeiro Governador da Capitania de Santa Catarina. Com traços da influência renascentista, o forte foi construído em alvenaria de pedras com argamassa e reboco de cal de conchas e areia.
O conjunto tem a Casa do Comandante, Paiol de Pólvora, a Capela dedicada a São José, o Quartel da Tropa que abriga hoje um Atelier das Rendeiras, e uma exposição permanente com fotos e textos que contam a história da fortaleza.

Externamente uma rampa de pedra dá beleza a fortaleza que contava com 31 canhões, sendo 26 de ferro fundido e cinco de bronze.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa faz parte do sistema triangular de defesa com a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e o Forte de Santo Antonio de Ratones.

Commenti