Grécia: A Caminho das Ilhas - Mykonos
- Leci Rech
- 20 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2023

Visitar as ilhas gregas é quase uma obrigação para quem vai à Grécia e passa por Atenas. De lá, até Mykonos são 153 quilômetros. Nós fomos em hidrofoil que faz a travessia em uma viagem rápida e confortável.
Ficamos no Hotel Petasos Town, próximo ao centro. Era preciso descer uma escadaria e já estava junto a lojinhas, cafés e restaurantes na beira mar.
Mykonos (Miconos) faz parte do arquipélago das Cíclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. A capital é Chora. Andar a pé pelas ruelas e passar pelo casario em pedra todo branco com detalhes em azul são imagens que ficam na mente e nas belas fotos.


Mykonos já foi ocupada pelos jônios, fenícios, gregos e alemães, mas foram os venezianos que deixaram suas marcas, até hoje visitada pelo turista. O Bairro de Venetia, também conhecido como Little Venice, é um conjunto de casas banhadas pelo mar que mostram semelhanças com Veneza/Itália.

Outro ponto turístico muito procurado fica no alto da colina. São os moinhos de vento do século XVI, herança veneziana da época em que eles tomaram a ilha. Os moinhos eram utilizados para a moagem do trigo. Hoje estão desativados.

Na mitologia Mykonos é filho de Apolo, deus da luz e do sol e em grego Mykonos significa grego Ilha Branca. Ficou famosa por suas joalherias, desde as visitas de Onassis, magnata grego, que levou glamour para a ilha. Hoje, as ruelas de Chora estão cheias delas com joias com pedras azuis (topázio, turquesa), entre outras.

Localizado no sul da ilha está a Baia de Psarou, onde está uma das belas praias da ilha. Este local costuma reunir iates e lanchas do mundo chique.

A hospedagem no Petasos nos deu o direito de conhecer o resort da rede, localizado na Baia de Psarou. É fantástico, moderno com uma vista inigualável, além das comodidades que encantam turistas, entretanto a diária é bem salgada.

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Mykonos tem tudo para agradar o turista, pela animação, pelas belezas naturais e porque não dizer pelos maravilhosos sorvetes. Experimente também o licor típico do local - Mastic Liqueur, uma bebida digestiva.
Para conhecer a ilha, considere que de outubro a março, a estação é chuvosa.
Veja também:
Igreja de Panagia Paraportiani no bairro de Kastro
Museu Folclórico
Monastério de Panagia Tourliani
Próximo Post: Ilha de Santorini
留言