top of page

Grécia: O legado dos gregos para o mundo – Atenas - II

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 13 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de fev. de 2023

Ágora – berço da democracia

Para o turista que está na Acrópole, vale a pena ir até Ágora Antiga. Siga as placas e vai descendo. De lá se tem a vista dos monumentos da Acrópole. É um sitio arqueológico valioso, onde surgiu a democracia. A palavra veio do grego: demo = povo e kracia que significa governo, ou seja, governo do povo.



Ágora era o antigo centro da sociedade de Atenas. Neste local os gregos discutiam sobre leis, justiça e as decisões eram tomadas através do voto direto. Ágora foi um espaço público democrático do século V, onde também realizavam assembleias, debates de filósofos e pensadores como Sócrates.




Ágora foi um local muito movimentado, com altares, templos e santuários. Logo na entrada está a Igreja dos Santos Apóstolos, um exemplar da arquitetura bizantina em Atenas.


Foi construída no século X, no local onde havia outra construção do século II.



Templo de Hefesto

Também chamado de Theseion ou Thision, o templo foi erguido no auge da democracia em Atenas. Construído em 449 a.C. sob o governo de Péricles, o projeto é do arquiteto Ictinos, que também foi responsável pelo Parthenon.


Com 34 colunas em mármore da ordem dórica, o templo de Hefesto ainda conserva o teto original.


O templo em homenagem a Hefesto, filho de Zeus, deus do fogo, dos metais e da metalurgia, também foi igreja cristã de São Jorge, século VII e mais tarde a principal igreja ortodoxa, o que ajudou na sua preservação.


Stoa de Attalos (Estoa de Átalo)

As stoas são elementos da arquitetura grega, é um corredor aberto, com cobertura para abrigar o público, bastante comum em praças, onde funcionam mercados. O prédio foi construído em pedra calcária e mármore do Monte Pentélico, a nordeste de Atenas, por determinação de Átalo II, rei de Pérgamo, hoje território da Turquia.

A Stoa de Attalos é do século II a.C. e reconstruída na década de 50 para acomodar o Museu de Ágora, fundado em 1957. A Stoa tem 115 metros de frente, onde se pode ver esculturas do acervo do museu, que também guarda cerâmicas entre outros objetos encontrados em escavações.


Biblioteca de Adriano

Saindo de Ágora, pela Rua Adrianou a direita, você vai encontrar muitos restaurantes e lojinhas movimentadas. No final da rua está a Biblioteca de Adriano, uma construção de 132-134 a.C. que foi doada pelo imperador romano. Cercado por colunas o prédio abrigava uma coleção de livros do imperador Adriano.



Dica: em frente a biblioteca tem lojinhas com vasos gregos incríveis e bons preços.


Templo de Zeus Olímpico

Este foi um grandioso templo dedicado a Zeus, rei dos deuses do Olimpo. É o mais antigo e maior dos templos da antiguidade na cidade de Atenas. Tinha 104 colunas coríntias imensas com 17 metros de altura.

Foto: A. Linus Rech

A construção iniciou no século VI e foi concluído somente no século II a.C. no reinado de Adriano. Sua construção foi interrompida várias vezes, além de ter sofrido ataques, quando foram saqueadas colunas que seguiram para Roma. Hoje restam apenas 15 colunas.


Arco de Hadrian

O sítio arqueológico do Templo de Zeus foi um espaço famoso da cidade. Ali também está o Arco de Adriano, um portão monumental em mármore pentélico com 18 metros de altura, uma construção de arquitetura greco-romana de 131 d.C. É um monumento comemorativo em homenagem ao imperador romano Adriano.



Museu da Acrópole

Não deixe de visitar este museu arqueológico, inaugurado em 2009. Foi construído sobre ruínas da Atenas romana, parte delas pode ser vista através do piso de vidro transparente logo na entrada. Fica na Dionysiou Areopagitou, 15 quase em frente da estação de metrô Acrópole. Já na chegada o turista não resiste em jogar moedinhas no Poço dos Desejos. São quatro mil peças distribuídas em três andares de um prédio moderno, com esculturas, maquetes e frisos em baixo-relevo do Parthenon entre outras relíquias.


As grandes estrelas do museu, na minha opinião, são as cariátides, mulheres colunas originais, retiradas do Templo Erecteion da Acrópole, para que sejam preservadas. As esculturas são uma alusão às mulheres de Cária. Depois da traição dos habitantes que ficaram ao lado dos persas, os homens foram mortos e as mulheres escravizadas.

Foto: A. Linus Rech

Das seis estátuas, cinco estão neste museu e uma delas está sem cabeça, porque foi atingida por uma bala de canhão em um ataque turco. A sexta cariátide foi retirada por Lord Elgin e hoje pertence ao Museu Britânico. Confirmar horários e valor do ingresso. Fotos e filmagens são permitidas sem flash, mas em alguns setores são proibidas.


Bairro Monastiraki

A noite a pedida é o Bairro Monastiraki com muito agito e restaurantes animados, churrasquinho grego, kebab e a famosa salada grega.


Você ainda pode ir ao Parlamento Grego, na Praça Syntagma e assistir a troca da guarda. Bem diferente, original e interessante. Diariamente, de hora em hora.


Visite ainda:

Estádio Panathinaikos (Panatenaico), em mármore.

Rua Ermou – do comércio.


Próximo Post: Ilha Grega de Mikonos.




Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page