top of page

Grécia: O legado dos gregos para o mundo – Atenas - I

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 6 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de fev. de 2023


Vista noturna da Acrópole

Esta é uma viagem especial, significa ver de perto tudo o que sempre foi dito sobre o patrimônio cultural deixado pelos gregos ao mundo. E como não poderia ser diferente, a primeira incursão foi a Acrópole.


Entender a Grécia Antiga é penetrar no mundo dos deuses. Chegue cedo na Acrópole para evitar o encontro com turistas que chegam em navios e lotam o local. Calçado confortável e água. Acrópole significa local alto da cidade, onde erguiam templos e palácios. Do grego “acro” - quer dizer alto, elevado e “polis” que significa cidade. Também chamada de Rochedo Sagrado, tem 150 metros de altura.


Ali, Péricles, um dos principais líderes democráticos iniciou obras públicas, entre elas o Parthenon, templo principal dedicado à Atena, deusa grega da sabedoria e das artes.


Foi construído no século V a.C. em mármore, um exemplo de arquitetura grega clássica. O projeto é dos arquitetos Ictinos e Calícrates. Foi concluído em 438 a.C. As linhas, aparentemente retas das colunas, são na verdade ligeiramente curvas e inclinadas para dentro, considerada obra de grande perfeição. Fídias, escultor, introduziu algumas modificações no projeto original do Parthenon a pedido de Péricles.


Parthenon significa sala da virgem ou ainda templo da deusa virgem. O projeto se baseia na arquitetura dórica que tem como característica colunas caneladas, de molde redondo com uma placa quadrada em cima. O templo sofreu muitas deteriorações, abrigou igreja bizantina e em 1458 passou a ser mesquita. Foi também paiol dos turcos com explosivos que acabaram detonando.


A partir de 1801, as esculturas em mármore do Parthenon começaram a ser retiradas do templo pelo Lorde Elgin que levou para Inglaterra. O transporte das peças continuou até 1817. Hoje estão no Museu Britânico em Londres. Os trabalhos de conservação do templo são constantes com a presença de guindastes.



O Propileu (propylaea) é a porta de entrada para a Acrópole. Foi construído em mármore branco e cinza do Monte Pentélico, famoso por esse tipo de rocha e está situado em Atenas, sendo o mesmo material usado no Parthenon. O projeto é do arquiteto Mnesikles.





Outra joia da Acrópole é o Templo de Erecteion. Também do século V, o templo em mármore pentélico, chama atenção pelas colunas que sustentam a estrutura. Os pilares da ordem jônica, com ornamentos e detalhes, são seis estátuas de mulheres jovens, conhecido como Pórtico das Cariátides.



As mulheres colunas são uma alusão às escravas de Cária, uma região que integrava várias cidades gregas, hoje da Turquia. Uma das cariátides também foi levada por Lorde Elgin para Inglaterra. Você irá ver no templo apenas réplicas das Cariátides. Elas estão no Museu da Acrópole.


Templo Athena Niké ou Deusa Atena Nice

É um pequeno templo que está a direita de quem chega pela entrada principal. Inicialmente foi feito em madeira, mas foi destruído pelos persas em 480 a.C. Mais tarde o arquiteto Calícrates projetou novo templo em mármore pentélico, em homenagem à Deusa Athena Niké ou Nice que significa vitória.


Estes templos foram o que restou do conjunto arquitetônico da Acrópole. Suas pedras de mármore de 2500 anos são ainda testemunhas de um tempo de riquezas em Atenas. Na região da Acrópole, indo em direção a Rua Adrianou está Ágora e aos pés da colina pode-se ver o Teatro de Dionísio e o Teatro Odeum of Herodes Atticus.


Teatro de Dionísio

Foi o mais importante teatro da Grécia Antiga. O nome é uma homenagem ao deus do vinho Dionísio, também chamado de Dioniso, pai do teatro. Está situado na encosta sul da Acrópole e pode ser visto lá de cima. No início eram plataformas de madeira que foram substituídas no século V por arquibancadas de cimento. Capacidade é para 17 mil pessoas, sendo o maior teatro construído pelos antigos gregos. Ali eram celebrados ritos ao deus do vinho e mais tarde foram representadas grandes tragédias de Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes.


Teatro de Herodes (Teatro Odeum of Herodes Atticus)

A construção impressiona. Em mármore branco, construído em 161 d.C. o teatro tem hoje capacidade para 15 mil pessoas, mas quando foi erguido por Herodes acomodava 5 mil expectadores. O político e orador fez em homenagem a sua mulher Apia Annia Regila. Foi destruído por invasores germânicos e reconstruído na década de 50. Voltou a funcionar em 1957 para concertos e festivais que são realizados ao ar livre. Pode ser visto de cima da Acrópole, é inigualável.


Próximo post: Ágora, Arco de Hadrian e Museu da Acrópole.

Comments


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page